
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Marlon Mulhbauer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91001 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91001 | - |
| Descrição: dc.description | O presente projeto tem como finalidade utilizar o jogo de xadrez como instrumento para desenvolver as habilidades matemáticas de alunos da Educação Básica. Considerando que o jogo de xadrez possui uma história bastante antiga e que sempre fez parte da matemática, é que despertou a necessidade de criar alternativas para auxiliar alunos no processo ensino aprendizagem de matemática. Neste sentido, propõs-se neste projeto um conjunto de atividades envolvendo o jogo de xadrez, aplicado num grupo de alunos de 4º a 7º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do município de Canoinhas-SC. Neste conjunto proposto, destacaram-se: aulas teóricas para ensinar as bases do xadrez, jogos entre os alunos e um torneio, ao final, para avaliar as qualidades e reais condições de cada aluno. Em razão do bom desenvolvimento das ações pré-estabelecidas, conseguiu-se avançar e inserir nas aulas táticas de abertura, meio e fechamento de partidas, desenvolvimento da linguagem algébrica das peças e jogadas além de ensinar jogadas famosas e réplica de partidas memoráveis para a história desse jogo/esporte. Além disso, foram desenvolvidos, a partir da disposição das casas do tabuleiro, noções que remetem ao plano cartesiano, aos deslocamentos horizontal e vertical nas casas, noções referentes a análise combinatória e probabilidade e de raciocínio lógico. Tais ações são importantíssimas de serem desenvolvidas nessa etapa pois, mesmo não se encaixando nas séries que os livros didáticos sugerem (Plano Cartesiano e Probabilidade geralmente aparecem a partir do 9º ano nos livros didáticos), esses conteúdos despertaram outras formas de pensar o jogo, a matemática e o fator cognitivo dos educandos. Durante a aplicação das atividades, foi realizado um acompanhamento sistemático de cada aluno, juntamente com o apoio da equipe pedagógica da instituição parceira, que quantificou o desenvolvimento de seu raciocínio durante o projeto e a melhoria das notas nas aulas de matemática tradicionais. Para o desenvolvimento do projeto, ainda, contou-se com a participação de um aluno bolsista e um voluntário, que auxiliaram na execução e acompanhamento das aulas, alé de serem responsáveis pela criação de uma apostila de xadrez para iniciantes, que ficou disponível aos alunos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Xadrez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio Lógico | - |
| Título: dc.title | Aulas de Xadrez como instrumento de aprendizagem em Matemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: