Aulas de Xadrez como instrumento de aprendizagem em Matemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMarlon Mulhbauer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91001-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91001-
Descrição: dc.descriptionO presente projeto tem como finalidade utilizar o jogo de xadrez como instrumento para desenvolver as habilidades matemáticas de alunos da Educação Básica. Considerando que o jogo de xadrez possui uma história bastante antiga e que sempre fez parte da matemática, é que despertou a necessidade de criar alternativas para auxiliar alunos no processo ensino aprendizagem de matemática. Neste sentido, propõs-se neste projeto um conjunto de atividades envolvendo o jogo de xadrez, aplicado num grupo de alunos de 4º a 7º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do município de Canoinhas-SC. Neste conjunto proposto, destacaram-se: aulas teóricas para ensinar as bases do xadrez, jogos entre os alunos e um torneio, ao final, para avaliar as qualidades e reais condições de cada aluno. Em razão do bom desenvolvimento das ações pré-estabelecidas, conseguiu-se avançar e inserir nas aulas táticas de abertura, meio e fechamento de partidas, desenvolvimento da linguagem algébrica das peças e jogadas além de ensinar jogadas famosas e réplica de partidas memoráveis para a história desse jogo/esporte. Além disso, foram desenvolvidos, a partir da disposição das casas do tabuleiro, noções que remetem ao plano cartesiano, aos deslocamentos horizontal e vertical nas casas, noções referentes a análise combinatória e probabilidade e de raciocínio lógico. Tais ações são importantíssimas de serem desenvolvidas nessa etapa pois, mesmo não se encaixando nas séries que os livros didáticos sugerem (Plano Cartesiano e Probabilidade geralmente aparecem a partir do 9º ano nos livros didáticos), esses conteúdos despertaram outras formas de pensar o jogo, a matemática e o fator cognitivo dos educandos. Durante a aplicação das atividades, foi realizado um acompanhamento sistemático de cada aluno, juntamente com o apoio da equipe pedagógica da instituição parceira, que quantificou o desenvolvimento de seu raciocínio durante o projeto e a melhoria das notas nas aulas de matemática tradicionais. Para o desenvolvimento do projeto, ainda, contou-se com a participação de um aluno bolsista e um voluntário, que auxiliaram na execução e acompanhamento das aulas, alé de serem responsáveis pela criação de uma apostila de xadrez para iniciantes, que ficou disponível aos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectXadrez-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio Lógico-
Título: dc.titleAulas de Xadrez como instrumento de aprendizagem em Matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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