
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Isabela Stresser | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:15:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:15:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90998 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90998 | - |
| Descrição: dc.description | O texto aponta as possibilidades encontradas na aula de Artes do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Jardim Independência, Sarandi, PR, com a ferramenta de aprendizagem e de transformação social, o Teatro do Oprimido, criado e sistematizado por Augusto Boal, para o artista-docente que deseja buscar promover de forma genuína e significativa, a redemocratização do ambiente escolar, que, por sua vez, proporciona a experiência de fruição estética aos seus alunos. O texto é iniciado com uma discussão que revela-se ser indispensável quando se leva em consideração o atual cenário político-social brasileiro, que caminha dia após dia para uma realidade que marginaliza e condena, as práticas culturais dentro e fora da sala de aula. Quando Koudela (2011) apresenta seu trabalho de deslocamento das crianças e adolescentes para o teatro, faz-se necessário levar em conta a problemática que envolve as proporções continentais do Brasil, ou seja, nem todas as escolas e seus artistas-docentes, terão, a abertura e a oportunidade de realizar tamanho investimento para com seus alunos. Isso devido a questões de infraestrutura, repasse de verbas por parte do governo, apoio da comunidade, interesse dos alunos e tantas outras diversas razões. Diante deste recorte é possível considerar a possibilidade de trabalhar o teatro do oprimido, em aula, que em suas diversas faces ocorre fazendo uso daquilo que está ao alcance, ou seja, surge justamente para lidar com a falta de recursos e de um ambiente democrático, e pode, portanto, acontecer com alunos de diversas classes sociais, colocando-os em posição de quem faz o teatro de agente. Tudo isso por meio dos jogos teatrais e ainda promovendo o uso de espaços como o auditório da escola, ou a quadra de esportes, o pátio, e até mesmo lugares impensáveis, como o banheiro ou a biblioteca. A proposta significa uma semente lançada em direção a experiência estética, uma prática cultural que redemocratiza o espaço escolar, com o teatro do oprimido, que se configura como um deslocamento e coloca os alunos em contato com o que se conhece por elementos fundamentais que compõem um espetáculo teatral. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiência estética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de teatro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | práticas culturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teatro do oprimido. | - |
| Título: dc.title | PRÁTICAS CULTURAIS E ESCOLA: A FRUIÇÃO ESTÉTICA NO ENSINO DO TEATRO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: