PIBID LETRAS-PORTUGUÊS: UMA PROPOSTA MULTIMODAL SOBRE LINGUAGEM E IMAGEM - SEMIÓTICA E INTERACIONISMO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRaquel Cardoso-
Autor(es): dc.creatorPaloma Alves-
Autor(es): dc.creatorEster De Lima Purim-
Autor(es): dc.creatorLuana De Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90995-
Descrição: dc.descriptionVinculado ao projeto PIBID - Letras Português, da Universidade TecnológicaFederal do Paraná, o presente artigo tem como foco apresentar o trabalho realizadocom a turma do EJA - Noite, do Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira, com oobjetivo de trabalhar com os alunos a perspectiva multimodal e interacionista. Amultimodalidade, como discutiremos a seguir, é de extrema importância dentro dasociedade em que vivemos, sendo assim necessário que o aluno, como indivíduo,nesse contexto, saiba interpretar os textos e as informações que estão diante dele atodo momento. A temática interacionista parte para um viés de discussão e reflexãoacerca dos problemas que permeiam a sociedade, como o preconceito linguístico e aacessibilidade da educação, por exemplo. Usando de um cronograma de quatro dias,o projeto se dividiu da seguinte forma: 1) apresentação do vídeo Vida Maria , discussãoacerca de preconceito linguístico e dificuldades sociais relacionadas à educação, eprodução de texto (gênero carta); 2) abordagem da temática de variedade linguística ediscussão; 3) transposição midiática: a fim de elucidar o conteúdo de variedadelinguística, os alunos realizaram um exercício onde deveriam encontrar em algumamúsica de seu agrado, pontos relacionados ao conteúdo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectmultimodalidade, ensino, interacionismo, social, semiótica-
Título: dc.titlePIBID LETRAS-PORTUGUÊS: UMA PROPOSTA MULTIMODAL SOBRE LINGUAGEM E IMAGEM - SEMIÓTICA E INTERACIONISMO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.