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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR | - |
Autor(es): dc.creator | Gilberto Luiz Fragoso Filho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90994 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90994 | - |
Descrição: dc.description | O ensino de Física envolve tarefa árdua no contexto de cursos de Magistério, pois além do pouco tempo de contato (um ano), muitas vezes há um descaso por parte dos alunos, que não percebem tal disciplina como algo útil. Para muitos estudantes, não há como verificar as aplicações da Física no dia-a-dia sendo que o único método que têm como base é o tradicional quantitativo (enfoque em copiar matéria e aplicar algarismos em variáveis, sem saber exatamente como funciona o fenômeno). Desta forma, este trabalho desenvolvido no âmbito da Residência Pedagógica de Física, busca propor alternativas para abordagem de Física no referido contexto, com enfrentamento de perspectiva tradicional, e colocar o aluno (e seu desenvolvimento particular) em foco, visando não haver mais a dissociação entre a Física e a vida dos estudantes. Considerando as proposições de David Paul Ausubel, sobre aprendizagem significativa, busca-se a cada momento a existência de processos de criação de hipóteses, identificação, desconstrução e reconstrução dos subsunçores. Parte-se do princípio que todos têm vivências, experiências e ideias momentâneas que precisam ser colocadas em xeque por meio de questionamentos, levantamento de hipóteses e proposições de interpretações: “Como isso funciona?”, “Por que acontece isso?” e assim por diante. O objetivo envolve aumentar a capacidade de compreensão do mundo por meio da visão dos fenômenos físicos. Busca-se problematizar os conhecimentos empíricos que os alunos expressam, direcionando-os a perspectiva teórico-empírica. Destaca-se que após entender o que a Física demonstra sobre a ideia anterior (uma observação de um momento da vida do próprio aluno), promove-se a articulação ao novo conhecimento teórico. Essa será a nova base que o mesmo terá caso encontre alguma dúvida acerca de algum tema explicitado pelas aulas de Física. Para a análise de apropriação conceitual e problematização sobre ensino e aprendizagem foram consideradas atividades educacionais desenvolvidas no primeiro semestre de 2019 em colégio público da cidade de Curitiba; registros escritos elaborados nesse processo foram analisados conforme Análise de Conteúdo. No que concerne ao estabelecimento de relações associado ao questionamento, elaboração de hipóteses e proposições de interpretações, apontam-se avanços; contudo evidenciam-se desafios envolvendo docentes e discentes na ruptura com modelo tradicional de ensino de Física. Ressalta-se que esse processo viabilizou ações de argumentação sobre modelos de ensino e aprendizagem no contexto do referido curso de Magistério. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magistério | - |
Título: dc.title | ENSINO DE FÍSICA PARA O MAGISTÉRIO: UMA VISÃO QUALITATIVA DO ENSINO PARA FUTUROS EDUCADORES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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