
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | jeniffer ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:27:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:27:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90992 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90992 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência docente, realizada por meio do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Música da Universidade Estadual de Maringá. Tendo como tema Música Tradicional da África do Sul, essa proposta pedagógica foi posta em prática numa classe de 6º ano do ensino fundamental II no Colégio Estadual do Jardim Independência situado na cidade de Sarandi – PR. Posto em execução pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o programa Residência Pedagógica visa ajudar no desenvolvimento da prática dos alunos de licenciatura. No texto, exponho uma sucinta contextualização sobre o Programa de Residência Pedagógica. Neste relato, apresento a experiência de planejar essa proposta pedagógica, descrevendo sobre o que refleti e quais foram as referências que me embasaram, assim como descrevo os objetivos, a metodologia escolhida e sua importância para desenvolvimento dessa proposta, além de também discorrer sobre como os alunos a receberam. Realizamos músicas da África do Sul por meio de práticas envolvendo ritmos africanos e canto coletivo com letra de canções tradicionais oriundas da África do Sul, apreciações musicais, construção de instrumentos com materiais alternativos e percussão instrumental e corporal que, sem dúvida, foi o recurso mais utilizado. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Coletivo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de percussão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ritmos africanos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento. | - |
| Título: dc.title | MÚSICA TRADICIONAL DA ÁFRICA DO SUL: UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM UMA CLASSE DE 6º ANO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: