A Física Por Trás do Universo Cinematográfico e de Ficção Científica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLorraine Fiuza de Jesus-
Autor(es): dc.creatorBianca Alcântara König-
Autor(es): dc.creatorVinicius Andrade de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorCassiane Jonson Marcondes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:55:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:55:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90991-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90991-
Descrição: dc.descriptionDesde o início do século XX diversas metodologias pedagógicas de ensino-aprendizagem vêm fazendo a utilização da arte cinematográfica como um material didático alternativo. Sabendo que, além de ser um importante material artístico e cultural, este recurso traz consigo a possibilidade da formação de conhecimento, despertando o interesse tanto na área científica quanto da sua história (ABUD, 2003). A utilização do universo cinematográfico para o ensino de física foi o objetivo deste trabalho, tendo em vista que a indústria cinematográfica está embutida na cultura pop e geek, que dita tendências e guia todo um mercado cultural que tem como público alvo os jovens (PIASSI, et. al 2009). Tomou-se como objetivo a utilização de filmes e séries conhecidos, como por exemplo, “De Volta Para o Futuro”, “O Procurado”., “Rick and Morty” e “Flash”, e apreciados para a introdução de conceitos físicos (PIASSI, et. al 2016). A partir desta experiência de ensino, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) de Física da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), aplicou esta prática no V Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) como forma de oficina escolhendo alguns trechos dos filmes e séries, e indagando o público sobre o que condizia com os princípios da física. Dessa forma foi possível tomar-se como metodologia a análise dos fenômenos físicos das obras propostas pelo grupo, relacionando com o conhecimento prévio que o público já possuía (CLEBSCH, et. al 2004). Como resultado, obteve-se a quebra de alguns paradigmas de que a utilização do universo cinematográfico não fosse apenas um passatempo, sendo capaz de instigar o pensamento crítico acerca da física da ficção e transmitindo que é possível aprender Física de uma forma divertida, com o aprimoramento do que já se é visto diariamente no universo fictício, desde os conceitos mais simples, até tópicos mais complexos-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFilmes e Séries-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem.-
Título: dc.titleA Física Por Trás do Universo Cinematográfico e de Ficção Científica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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