
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bruno Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Miriã de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Márcia da Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Taiana Bonadio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:37:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:37:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90990 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90990 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo a investigação do desenvolvimento e da relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na carreira acadêmica de ex-bolsistas do curso de licenciatura em física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Foi realizado um confronto entre os objetivos estipulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Ministério da Educação (MEC) com as experiências obtidas pelo acadêmico durante sua participação no programa. O PIBID oferece bolsas aos alunos de cursos de licenciatura que se dediquem ao estágio em escolas públicas, antecipando o vínculo entre futuros professores e as salas de aula (BRASIL, 2018). Dessa maneira, aproximando o ensino superior do ensino básico nas vivências cotidianas do ambiente escolar. (CAPES, 2018) Oferece aos futuros professores uma perspectiva diferente da educação e a possibilidade do desenvolvimento de atividades, métodos e mecanismos que auxiliam na educação e no crescimento profissional pessoal. (NEITZEL; FERREIRA; COSTA, 2013). A execução deste trabalho foi dada por intermédio de um questionário com os ex-participantes do programa, sendo avaliadas qualitativamente as experiências vivenciadas pelos mesmos e quais foram os impactos das atividades desenvolvidas após a participação no programa (FELÍCIO, 2014; VERASZTO et al., 2017). A partir dos dados coletados e a da análise dos mesmos, verificou se que o PIBID ajudou na formação docente dos antigos membros. Sendo pelo incremento de novas perspectivas e metodologias, ou pelo deparo com problemas no ambiente escolar que fogem da abordagem teórica. Verificou se que o PIBID é uma importante ferramenta na formação de futuros professores, pois possibilita o contato direto com a realidade no ambiente escolar. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID, Docente, Formação, Educação | - |
| Título: dc.title | A relevância do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em Física na UNICENTRO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: