A relevância do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em Física na UNICENTRO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBruno Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMiriã de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMárcia da Costa-
Autor(es): dc.creatorTaiana Bonadio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:37:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:37:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90990-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90990-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo a investigação do desenvolvimento e da relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na carreira acadêmica de ex-bolsistas do curso de licenciatura em física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Foi realizado um confronto entre os objetivos estipulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Ministério da Educação (MEC) com as experiências obtidas pelo acadêmico durante sua participação no programa. O PIBID oferece bolsas aos alunos de cursos de licenciatura que se dediquem ao estágio em escolas públicas, antecipando o vínculo entre futuros professores e as salas de aula (BRASIL, 2018). Dessa maneira, aproximando o ensino superior do ensino básico nas vivências cotidianas do ambiente escolar. (CAPES, 2018) Oferece aos futuros professores uma perspectiva diferente da educação e a possibilidade do desenvolvimento de atividades, métodos e mecanismos que auxiliam na educação e no crescimento profissional pessoal. (NEITZEL; FERREIRA; COSTA, 2013). A execução deste trabalho foi dada por intermédio de um questionário com os ex-participantes do programa, sendo avaliadas qualitativamente as experiências vivenciadas pelos mesmos e quais foram os impactos das atividades desenvolvidas após a participação no programa (FELÍCIO, 2014; VERASZTO et al., 2017). A partir dos dados coletados e a da análise dos mesmos, verificou se que o PIBID ajudou na formação docente dos antigos membros. Sendo pelo incremento de novas perspectivas e metodologias, ou pelo deparo com problemas no ambiente escolar que fogem da abordagem teórica. Verificou se que o PIBID é uma importante ferramenta na formação de futuros professores, pois possibilita o contato direto com a realidade no ambiente escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID, Docente, Formação, Educação-
Título: dc.titleA relevância do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em Física na UNICENTRO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.