IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES VEGETAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTainah Bequer-
Autor(es): dc.creatorStefane Ramos-
Autor(es): dc.creatorWaleska Azevedo-
Autor(es): dc.creatorLia Antiqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:53:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:53:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90988-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90988-
Descrição: dc.descriptionStefane de Lara Woiranoski Ramos. Bolsista PIBID. Licenciatura em Ciências Biológicas. Estudante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Email: stefane.woinaroski@gmail.com Tainah Yasmin de Paula Bequer. Bolsista PIBID. Licenciatura em Ciências Biológicas. Estudante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Email: tainahbk@gmail.com Waleska Godoy Gomes Azevedo. Bolsista PIBID. Licenciatura em Ciências Biológicas. Estudante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Email: godoy.waleska1@gmail.com Lia Maris Orth Ritter Antiqueira. Orientadora. Coordenadora de área PIBID/Biologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa. Email: liaantiqueira@utfpr.edu.br Grupo de trabalho: 4. Pibid e Residência Pedagógica: Práticas como componente Curricular e Estágio Agência Financiadora: CAPES Palavras Chave: Botânica, Classificação taxonômica, PIBID Resumo As atividades práticas são de grande importância para a fixação dos conteúdos teóricos, na busca de um melhor aprendizado por parte dos alunos. Como parte das atividades do Programa PIBID em um colégio da região central de Ponta Grossa (PR) realizou-se a identificação de todas as espécies vegetais do ambiente escolar, incluindo desde os jardins e pátios até as plantas cultivadas em vasos nos corredores e ambientes de estudo. O objetivo foi familiarizar os alunos do sistema de classificação taxonômica, buscando os nomes científicos em literatura especializada e gravando em placas de madeira junto ao nome das famílias botânicas às quais as espécies pertencem. Participaram das atividades quatro turmas do segundo ano do ensino médio, que auxiliaram na identificação e fixação das placas em horários de intervalo e contraturno das aulas. O projeto foi realizado entre os meses de novembro de 2018 e abril de 2019. Foi possível identificar 35 espécies em diferentes ambientes escolares, desde a portaria de entrada (vasos), incluindo o pátio e canteiros do jardim. O projeto foi bem aceito pelos alunos, os quais se mostraram bastante interessados e curiosos, fazendo perguntas sempre que surgiam dúvidas, participando assiduamente de todos os momentos. A atividade proporcionou experiência na formação aos licenciandos, pois foi o primeiro contato conduzindo uma turma que se teve desde que se iniciou o programa PIBID, colaborando assim para o aperfeiçoamento das demais práticas a serem realizadas e para o aperfeiçoamento docente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectBotânica, Classificação taxonômica, PIBID-
Título: dc.titleIDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES VEGETAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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