Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Josiane Carvalho da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Eduardo de Assis Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Camila Sampaio Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Noemi Sutil | - |
Autor(es): dc.creator | Eduardo Massahiko Higashi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:31:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:31:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90985 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90985 | - |
Descrição: dc.description | A abordagem das implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade demandam atividades educacionais que viabilizem a problematização, posicionamento e proposição de alternativas, agregando competências comunicativas associadas à argumentação. Considerando essa vertente educativa, este trabalho apresenta análises concernentes à realização de quatro atividades no âmbito da Residência Pedagógica de Física. As atividades relatadas foram realizadas com alunos do terceiro ano de uma escola pública da região de Curitiba. Essas ações foram empreendidas considerando pressupostos de abordagem de relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, tendo como tema a Produção, Distribuição e Uso de Energia Elétrica. A primeira atividade realizada abordou os tipos de usinas produtoras de energia e seus impactos ambientais e sociais; a segunda fomentou a discussão sobre o uso de celulares; a terceira atividade consistiu na construção de uma maquete residencial, que os alunos elaboraram desde a planta baixa até os circuitos; a quarta e última atividade teve como objetivo a construção de maquetes de usinas produtoras de energia, com o objetivo de gerar energia suficiente para alimentar o circuito residencial construído na atividade anterior. A fim de analisar as atividades foram estabelecidos como parâmetros o engajamento dos alunos e articulações com conteúdos de Física explicitados no Google Classroom, em que os estudantes puderam expressar as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do processo. Todos os discentes elaboraram as maquetes, de forma coerente e adequada, vinculando conhecimentos científicos. Evidenciou-se engajamento dos estudantes na atividade e proposições de alternativas no contexto da temática explicitada. Apontam-se, contudo, dificuldades associadas à participação dos estudantes, com a necessidade de referência a notas em algumas situações. Observou-se também que os estudantes possuem grande dificuldade com o ferramental matemático atrelado aos conceitos físicos. Destaca-se, ainda, que essas ações oportunizaram possibilidades formativas a todos os sujeitos envolvidos no processo, com a identificação de situações problemáticas e proposições para a sua superação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade. | - |
Título: dc.title | ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES EM ATIVIDADES SOBRE PRODUÇÃO, USO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: