ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES EM ATIVIDADES SOBRE PRODUÇÃO, USO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorJosiane Carvalho da Silva-
Autor(es): dc.creatorEduardo de Assis Pereira-
Autor(es): dc.creatorCamila Sampaio Nogueira-
Autor(es): dc.creatorNoemi Sutil-
Autor(es): dc.creatorEduardo Massahiko Higashi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:31:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:31:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90985-
Descrição: dc.descriptionA abordagem das implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade demandam atividades educacionais que viabilizem a problematização, posicionamento e proposição de alternativas, agregando competências comunicativas associadas à argumentação. Considerando essa vertente educativa, este trabalho apresenta análises concernentes à realização de quatro atividades no âmbito da Residência Pedagógica de Física. As atividades relatadas foram realizadas com alunos do terceiro ano de uma escola pública da região de Curitiba. Essas ações foram empreendidas considerando pressupostos de abordagem de relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, tendo como tema a Produção, Distribuição e Uso de Energia Elétrica. A primeira atividade realizada abordou os tipos de usinas produtoras de energia e seus impactos ambientais e sociais; a segunda fomentou a discussão sobre o uso de celulares; a terceira atividade consistiu na construção de uma maquete residencial, que os alunos elaboraram desde a planta baixa até os circuitos; a quarta e última atividade teve como objetivo a construção de maquetes de usinas produtoras de energia, com o objetivo de gerar energia suficiente para alimentar o circuito residencial construído na atividade anterior. A fim de analisar as atividades foram estabelecidos como parâmetros o engajamento dos alunos e articulações com conteúdos de Física explicitados no Google Classroom, em que os estudantes puderam expressar as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do processo. Todos os discentes elaboraram as maquetes, de forma coerente e adequada, vinculando conhecimentos científicos. Evidenciou-se engajamento dos estudantes na atividade e proposições de alternativas no contexto da temática explicitada. Apontam-se, contudo, dificuldades associadas à participação dos estudantes, com a necessidade de referência a notas em algumas situações. Observou-se também que os estudantes possuem grande dificuldade com o ferramental matemático atrelado aos conceitos físicos. Destaca-se, ainda, que essas ações oportunizaram possibilidades formativas a todos os sujeitos envolvidos no processo, com a identificação de situações problemáticas e proposições para a sua superação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEletricidade.-
Título: dc.titleENGAJAMENTO DE ESTUDANTES EM ATIVIDADES SOBRE PRODUÇÃO, USO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.