
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Luis Vieira | - |
| Autor(es): dc.creator | Everton Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90984 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90984 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa foi promovida a partir das experiências e no contato com a Escola de Educação Básica Coronel Ernesto Bertaso (Chapecó SC) por meio do Programa Residência Pedagógica (2018-2019). Tendo por objetivo a análise de proposição de ensino médio em tempo integral contida no currículo da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina em parceria com o Instituto Ayrton Senna. A justificativa para esta pesquisa é devido as proposições de escolas em tempo integral não serem projetos novos no Brasil, tendo em vista que o mesmo é promovido desde a década de 1950, portanto, surge a inquietação da análise de uma proposta de currículo contemporânea referente à educação em tempo integral. Para isso, foi utilizado como metodologia em um primeiro momento uma breve apresentação do Programa Residência Pedagógica e da Escola de Educação Básica Coronel Ernesto Bertaso, seguida de um histórico do ensino em tempo integral no Brasil, à posteriori uma pesquisa da origem do currículo em questão, sendo que o mesmo foi promovido a partir do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, do Ministério de Estado da Educação em 2016, sendo por fim promovida uma análise de proposta de ensino médio em tempo integral contida no currículo do estado de Santa Catarina em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Essa discussão é subsidiada por referenciais bibliográficos como: Sacristán (2000), Gadotti (2009), Saviani (2010), Leclercl & Moll (2012) entre outros. Possuindo um caráter qualitativo, de análise bibliográfica. Destacando ao final que programas de educação integral no Brasil não é algo novo, pois o mesmo se dá desde o fim da década de 1950, além de que geralmente o ensino integral no território nacional ocorre por meio de programas e políticas educacionais de caráter pontual sem ter se desenvolvido um projeto de Estado para este modelo de educação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinar, Inovação, Neoescolanovismo. | - |
| Título: dc.title | UMA BREVE ANÁLISE DA PROPOSIÇÃO DE ENSINO INTEGRAL NO CURRÍCULO DO INSTITUTO AYRTON SENNNA EM PARCERIA COM A SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: