UMA BREVE ANÁLISE DA PROPOSIÇÃO DE ENSINO INTEGRAL NO CURRÍCULO DO INSTITUTO AYRTON SENNNA EM PARCERIA COM A SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLuis Vieira-
Autor(es): dc.creatorEverton Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:46:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:46:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90984-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90984-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa foi promovida a partir das experiências e no contato com a Escola de Educação Básica Coronel Ernesto Bertaso (Chapecó SC) por meio do Programa Residência Pedagógica (2018-2019). Tendo por objetivo a análise de proposição de ensino médio em tempo integral contida no currículo da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina em parceria com o Instituto Ayrton Senna. A justificativa para esta pesquisa é devido as proposições de escolas em tempo integral não serem projetos novos no Brasil, tendo em vista que o mesmo é promovido desde a década de 1950, portanto, surge a inquietação da análise de uma proposta de currículo contemporânea referente à educação em tempo integral. Para isso, foi utilizado como metodologia em um primeiro momento uma breve apresentação do Programa Residência Pedagógica e da Escola de Educação Básica Coronel Ernesto Bertaso, seguida de um histórico do ensino em tempo integral no Brasil, à posteriori uma pesquisa da origem do currículo em questão, sendo que o mesmo foi promovido a partir do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, do Ministério de Estado da Educação em 2016, sendo por fim promovida uma análise de proposta de ensino médio em tempo integral contida no currículo do estado de Santa Catarina em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Essa discussão é subsidiada por referenciais bibliográficos como: Sacristán (2000), Gadotti (2009), Saviani (2010), Leclercl & Moll (2012) entre outros. Possuindo um caráter qualitativo, de análise bibliográfica. Destacando ao final que programas de educação integral no Brasil não é algo novo, pois o mesmo se dá desde o fim da década de 1950, além de que geralmente o ensino integral no território nacional ocorre por meio de programas e políticas educacionais de caráter pontual sem ter se desenvolvido um projeto de Estado para este modelo de educação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinar, Inovação, Neoescolanovismo.-
Título: dc.titleUMA BREVE ANÁLISE DA PROPOSIÇÃO DE ENSINO INTEGRAL NO CURRÍCULO DO INSTITUTO AYRTON SENNNA EM PARCERIA COM A SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.