Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Roger Lourenço | - |
Autor(es): dc.creator | Lucas Bail | - |
Autor(es): dc.creator | Noemi Sutil | - |
Autor(es): dc.creator | Eduardo Higashi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90983 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90983 | - |
Descrição: dc.description | Os temas abordados pela Cosmologia estão entre os que mais despertam interesse nos estudantes, por rotineiramente estarem presentes na mídia e trazerem ideias além do que se considera como possível ou real. Nessa perspectiva, apresentam-se considerações sobre possibilidades formativas em abordagem de Cosmologia em projeto de ensino “Tópicos Especiais de Física Teórica”, desenvolvido no contexto do Programa de Residência Pedagógica, em colégio público da cidade de Curitiba, no primeiro semestre de 2019. Nesse projeto, os objetivos foram: perceber os conhecimentos prévios dos estudantes acerca de Cosmologia; constatar mudanças no entendimento dos estudantes acerca de temas sobre os quais, possivelmente, traziam concepções equivocadas, provenientes de especulações leigas; criar uma base qualitativa de conhecimento dos alunos acerca de temas gerais de física teórica moderna e suas implicações em contexto universal. Essas ações de extensão envolveram 10 conjuntos de atividades com os tópicos: (1) O que é Cosmologia; (2) O tempo como 4ª dimensão; (3) A natureza da gravidade; (4) Buraco negro; (5) Buraco de minhoca; (6) Multiversos; (7) Viagem no tempo; (8) Matéria estranha; (9) Teoria sobre fim do universo; (10) Teoria das cordas. Os principais referenciais utilizados foram “O Universo Elegante: Supercordas, Dimensões Ocultas” e “Realidade Oculta” de Brian Greene. Acerca da constituição de dados, foram elaborados registros em Diário de Bordo. Os resultados abrangem: discussões e disponibilização de materiais e informações por parte dos alunos sobre Cosmologia; correlações entre os tópicos abordados no projeto com conteúdos do ensino regular. Apontam-se potencialidades em termos motivacionais e de aprendizagem em ciências relacionadas à abordagem desse tema. Ressaltam-se, ainda, possibilidades concernentes à formação docente, particularmente em relação às ações de crítica e criatividade pertinentes à prática educativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cosmologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Moderna. | - |
Título: dc.title | ASPECTOS FORMATIVOS EM ABORDAGEM DE COSMOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: