Interdisciplinaridade no Ensino de Arte na escola: a experiência do PIBID Arte/Teatro na EEB Simão José Hess

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade do Estado de Santa Catarina-
Autor(es): dc.creatorHelena Maia Antoniassi-
Autor(es): dc.creatorNathália Albino de Souza-
Autor(es): dc.creatorHeloise Baurich Vidor-
Autor(es): dc.creatorLucy Barbosa Pina Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90982-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90982-
Descrição: dc.descriptionO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – tem se mostrado fundamental na formação dos jovens professores da Licenciatura em Teatro da UDESC. Esse essencial e delicado encontro da teoria com a prática acontece na escola EEB Simão José Hess, onde os licenciandos têm a oportunidade de experienciar com turmas de Ensino Fundamental e/ou Médio o que têm aprendido no curso. A experiência é perpassada pelas idealizações, convergências, divergências, primeiros erros e acertos que resultam para o acadêmico em uma compreensão mais realista da escola. Este artigo abordará duas questões principais que emergiram ao longo da experiência desenvolvida desde agosto de 2018. A primeira é a condição colocada pelo Edital PIBID/2018 de inserção dos pibidianos no campo escolar na primeira metade da graduação, que faz com que os acadêmicos se deparem com a prática de ensino precocemente, de modo concomitante às primeiras aulas de fundamentação teórica da Licenciatura. Esta condição, por um lado, proporciona a contextualização do conteúdo das disciplinas, por outro, pode prejudicar a experiência dos alunos da escola pela inaptidão dos futuros docentes. A segunda questão diz respeito ao contexto das escolas estaduais do Estado de Santa Catarina, que adotam para o ensino de Arte um único docente que aborde as diferentes linguagens artísticas, procurando atender às exigências colocadas pela Lei 13.278/2016. No caso do projeto PIBID/ Teatro da UDESC, os licenciandos precisam relacionar o conteúdo de suas propostas docentes com as propostas da professora supervisora do PIBID, cuja formação é em Artes Visuais. Além de revelar aos licenciandos a realidade das escolas estaduais, onde, apesar de terem uma formação específica em Teatro, Música, Artes Visuais ou Dança, os professores precisam lidar com a demanda de ensino de diferentes modalidades artísticas além da sua de formação, e essa opção foi feita com o intuito de verificar o potencial de uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Arte na Escola. A pluralidade de linguagens no ensino de Arte vai ao encontro de uma proposta híbrida de abordagem artístico-pedagógica, vinculada aos princípios da Arte Contemporânea e do Teatro Contemporâneo, especificamente. Essas questões nortearam a escolha do campo para o desenvolvimento do projeto. Notamos, até o momento, resultados variados: ora se consegue uma interface entre as linguagens, ora não se alcança uma proposta verdadeiramente dialógica. Pretende-se, assim, refletir sobre a formação do professor de Arte na escola, especificamente nos moldes atuais do PIBID em uma abordagem interdisciplinar para o ensino das artes na escola pública.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia do Teatro-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Título: dc.titleInterdisciplinaridade no Ensino de Arte na escola: a experiência do PIBID Arte/Teatro na EEB Simão José Hess-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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