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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual de Maringá | - |
Autor(es): dc.creator | Mary Hilary da Cruz Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90981 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90981 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo é um relato de experiência de minha docência como residente em uma turma de ensino médio que possui dois alunos de inclusão, sendo um com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o segundo com Deficiência Intelectual. O estágio ocorreu no Colégio Estadual do Jardim Independência, localizado no município de Sarandi (PR), instituição que tem sediado o subprojeto Música do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As aulas para a turma do segundo ano do Ensino Médio aconteceram de abril a julho de 2019 e o tema das aulas foi música da cultura indígena brasileira. O meu objetivo foi ensinar um pouco sobre a cultura musical indígena de duas tribos: a Guarani e a Pataxó. Para isso iniciei com um trabalho de contextualização do tema, onde apresento características das duas tribos, depois realizamos a confecção de instrumentos musicais, baseado nos instrumentos musicais indígenas, e por fim realizei um trabalho vocal e rítmico com duas músicas indígenas, sendo uma da tribo Guarani e a outra da Tribo Pataxó. Neste relato apresento, de modo geral, as características da turma, a minha proposta pedagógica bem como os conteúdos e a metodologia utilizada e pensada para um ensino inclusivo. Discuto a especificidade da turma em relação aos alunos de inclusão, bem como uma breve reflexão sobre o ensino de música como uma ferramenta para um trabalho de inclusão. Por fim faço um relato de minha experiência como docente nesse contexto com tais alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | alunos de inclusão, educação musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | música indígena brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | - |
Título: dc.title | Aulas de música em uma turma de ensino regular com alunos de inclusão: um relato de experiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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