O uso da música na interpretação de uma história com uma turma de Altas Habilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVinicius Bergamaschi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:53:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:53:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90978-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90978-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo relatar experiências vivenciadas durante minha atuação como professor de música em contexto escolar. No período em que vivenciei essa experiência me encontrava no terceiro ano do curso de licenciatura em Educação Musical da UEM e participava do Programa de Residência Pedagógica. Para minhas atuações em contexto escolar, escolhi uma turma com alunos de Altas Habilidades. As aulas dessa turma acontecem no contra turno escolar e envolve alunos que apresentam desempenho elevado em determinadas habilidades. Nesse texto, trago uma breve revisão de literatura que versa sobre alunos com Altas Habilidades no qual aproveitei o trabalho já realizado pelos alunos por meio de observações feitas antes de começar a realizar minhas aulas no qual, os alunos dublavam personagens de histórias produzidas por eles, e ao favorecer o interesse deles e assim motivar os alunos, minhas aulas foram realizadas visando discussões sobre o tema que desenvolvi com esses alunos: o uso da música na interpretação de histórias. Na sequência relato como se deu parte do processo de ensino e aprendizagem com essa turma destacando trechos dos relatórios que redigia ao término de cada aula. As avaliações mostram que esses alunos compreenderam o sentido de usar a música para interpretar uma história e desenvolveram uma consciência quanto a percepção de sons cotidianos realizados por meio da sonoplastia. Enquanto professor em formação, concluo que perceber os interesses dos alunos e trabalhar a partir de atividades que os motivem pode gerar trocas de aprendizados interessantes, além de poder favorecer o talento que cada aluno tem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos com Altas Habilidades-
Palavras-chave: dc.subjectSonorização de histórias-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio em Música-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica.-
Título: dc.titleO uso da música na interpretação de uma história com uma turma de Altas Habilidades-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.