
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vinicius Bergamaschi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:53:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:53:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90978 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90978 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo relatar experiências vivenciadas durante minha atuação como professor de música em contexto escolar. No período em que vivenciei essa experiência me encontrava no terceiro ano do curso de licenciatura em Educação Musical da UEM e participava do Programa de Residência Pedagógica. Para minhas atuações em contexto escolar, escolhi uma turma com alunos de Altas Habilidades. As aulas dessa turma acontecem no contra turno escolar e envolve alunos que apresentam desempenho elevado em determinadas habilidades. Nesse texto, trago uma breve revisão de literatura que versa sobre alunos com Altas Habilidades no qual aproveitei o trabalho já realizado pelos alunos por meio de observações feitas antes de começar a realizar minhas aulas no qual, os alunos dublavam personagens de histórias produzidas por eles, e ao favorecer o interesse deles e assim motivar os alunos, minhas aulas foram realizadas visando discussões sobre o tema que desenvolvi com esses alunos: o uso da música na interpretação de histórias. Na sequência relato como se deu parte do processo de ensino e aprendizagem com essa turma destacando trechos dos relatórios que redigia ao término de cada aula. As avaliações mostram que esses alunos compreenderam o sentido de usar a música para interpretar uma história e desenvolveram uma consciência quanto a percepção de sons cotidianos realizados por meio da sonoplastia. Enquanto professor em formação, concluo que perceber os interesses dos alunos e trabalhar a partir de atividades que os motivem pode gerar trocas de aprendizados interessantes, além de poder favorecer o talento que cada aluno tem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alunos com Altas Habilidades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sonorização de histórias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio em Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa de Residência Pedagógica. | - |
| Título: dc.title | O uso da música na interpretação de uma história com uma turma de Altas Habilidades | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: