
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rony De Araujo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90977 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90977 | - |
| Descrição: dc.description | Esse artigo tem o intuito de relatar e refletir sobre minha atuação como um aluno de 4º ano do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Estadual de Maringá no programa de Residência Pedagógica. Minha atuação aconteceu em uma turma de 8ºano do Colégio Estadual do Jardim Independência, localizado no município de Sarandi. A instituição de ensino na qual as atividades foram realizadas está localizada em uma comunidade carente, os alunos são oriundos de famílias economicamente desfavorecidas. Essas atividades tiveram como tema uma explicação do conceito de Indústria Cultural, qual a relação dos jingles com a Indústria Cultural e uma atividade composição de Jingles. Foram realizadas explicações e reflexões acerca do conceito de Indústria Cultural aliadas a exibição de vídeos. Houve uma palestra com um produtor musical convidado onde os alunos puderam esclarecer dúvidas e ouvir relatos de um profissional da área. Foi realizado a partir disso um processo de composição de Jingles. A turma foi dividida em grupos e receberam a tarefa de compor jingles para diversos estabelecimentos comerciais fictícios. Os alunos receberam toda a orientação necessária durante o processo de composição, vídeos foram apresentados mostrando um jingle fictício sendo executado com o uso de instrumentos musicais alternativos como um exemplo para os alunos. Estes foram orientados a utilizar os materiais disponíveis como instrumentos como lápis, caneta, caderno, carteira e o próprio corpo. Foi estabelecido um prazo para a entrega do trabalho, como acontece com profissionais da publicidade e propaganda que trabalham com jingles. Os jingles poderiam ser apresentados ao vivo ou por meio de uma gravação em vídeo. Ao final das apresentações os alunos foram avaliados e suas composições analisadas. Esse artigo busca relatar, trazer reflexões e comentar os desafios encontrados no trabalho com o conceito de Indústria Cultural e composição de Jingles em sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atuação Docente, Indústria Cultural, Jingles. | - |
| Título: dc.title | Indústria Cultural e Jingles: Uma Proposta para Aula de Música | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: