
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rodrigo Zamboni | - |
| Autor(es): dc.creator | Mariana Purkota | - |
| Autor(es): dc.creator | Luana Truchym | - |
| Autor(es): dc.creator | Silmara Roehrig | - |
| Autor(es): dc.creator | Bruno Felipe Venancio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90975 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90975 | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho apresentamos resultados da aplicação de uma proposta sobre o tema mobilidade urbana em aulas de física do ensino médio. O objetivo é avaliar como estudantes de uma turma de primeiro ano de uma instituição militar estadual, localizada em Curitiba/PR, relacionam conceitos básicos de cinemática com aspectos da realidade do trânsito e da mobilidade urbana. Para a metodologia, foi elaborada e aplicada uma atividade que envolveu: 1) leitura de reportagens sobre o trânsito em Curitiba; 2) estimativa de velocidade de deslocamento entre casa e escola de cada estudante; 3) cálculo da velocidade média do mesmo trajeto, com os dados retirados do aplicativo Google Maps; 4) escrita de texto sobre a visão do aluno sobre seu papel nas questões relacionadas à mobilidade urbana. Como resultados, foi possível constatar que os estudantes tem dificuldade de associar os conceitos físicos a situações reais, mas apresentam indícios de reflexões críticas acerca da temática social abordada. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | cinemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | mobilidade urbana. | - |
| Título: dc.title | TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM DA CINEMÁTICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: