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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosane Teixeira | - |
| Autor(es): dc.creator | Luiz Aparecido Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Rafael Vitola | - |
| Autor(es): dc.creator | Roberto Fedechem | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90973 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90973 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho busca realizar um estudo dos editais de 2018 e das portarias que regulamentam os programas “Pibid” e “Residência Pedagógica”, analisando suas implicações no contexto das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente, emanada pela Resolução CNE/CP nº 02/2015, e suas contribuições para a formação inicial e a construção identitária da profissão docente. O referencial teórico básico ancorou-se nos estudos de Hofling e Kosik. Os procedimentos metodológicos adotados neste trabalho pautaram-se na pesquisa documental, modalidade a qual se utiliza de métodos e técnicas para apreensão, compreensão e análise de documentos de variados tipos. Quando se aprofunda a comparação entre os objetivos e as finalidades dos referidos programas, percebe-se que Pibid e RP possuem diferenças significativas, pois a reflexão proposta pelo primeiro não é objetivo principal do último, conforme observado nos editais 06/2018 da RP, com a premissa de indução de reformulação do estágio supervisionado e promoção da BNCC, e 07/2018 do Pibid, que busca incentivo à formação docente, valorização do magistério e contribui para a articulação entre teoria e prática. O Pibid alinha-se tacitamente aos princípios e pressupostos da Resolução CNE/CP nº 02/2015, por se tratar do compromisso com a integração e interdisciplinaridade curricular, com a construção do conhecimento, valorizando a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos, com a elaboração de processos de formação do docente, em consonância com as mudanças educacionais e sociais, e com as dinâmicas pedagógicas que contribuam para o exercício profissional e o desenvolvimento do profissional do magistério por meio de visão ampla do processo formativo, seus diferentes ritmos, tempos e espaços. A RP, por sua vez, aproxima-se dos parâmetros determinados pela BNCC, cujo compromisso assente em promover a adequação dos currículos e das propostas pedagógicas, com fino traço de atendimento às políticas de avaliação estandartizadas, ditadas pelos organismos nacionais e internacionais e de culpabilização dos professores, em especial, da esfera pública. A análise dos editais Pibid permite salientar que o objetivo central da Capes no desenvolvimento desse programa é a manutenção da qualidade de ensino da educação básica, através da interação universidade-escola e da promoção de qualidade na formação inicial dos futuros professores. Os programas de iniciação à docência possibilitam que o espaço escolar seja o espaço de construção e discussão da prática pedagógica, tendo em vista a necessidade de se debater continuamente a formação de professores no Brasil, haja vista a crescente demanda desses profissionais, apesar da atual baixa valorização social e econômica. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas de Governo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Iniciação à Docência. | - |
| Título: dc.title | O PIBID NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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