O PIBID NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosane Teixeira-
Autor(es): dc.creatorLuiz Aparecido Souza-
Autor(es): dc.creatorRafael Vitola-
Autor(es): dc.creatorRoberto Fedechem-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:45:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:45:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90973-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90973-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca realizar um estudo dos editais de 2018 e das portarias que regulamentam os programas “Pibid” e “Residência Pedagógica”, analisando suas implicações no contexto das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente, emanada pela Resolução CNE/CP nº 02/2015, e suas contribuições para a formação inicial e a construção identitária da profissão docente. O referencial teórico básico ancorou-se nos estudos de Hofling e Kosik. Os procedimentos metodológicos adotados neste trabalho pautaram-se na pesquisa documental, modalidade a qual se utiliza de métodos e técnicas para apreensão, compreensão e análise de documentos de variados tipos. Quando se aprofunda a comparação entre os objetivos e as finalidades dos referidos programas, percebe-se que Pibid e RP possuem diferenças significativas, pois a reflexão proposta pelo primeiro não é objetivo principal do último, conforme observado nos editais 06/2018 da RP, com a premissa de indução de reformulação do estágio supervisionado e promoção da BNCC, e 07/2018 do Pibid, que busca incentivo à formação docente, valorização do magistério e contribui para a articulação entre teoria e prática. O Pibid alinha-se tacitamente aos princípios e pressupostos da Resolução CNE/CP nº 02/2015, por se tratar do compromisso com a integração e interdisciplinaridade curricular, com a construção do conhecimento, valorizando a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos, com a elaboração de processos de formação do docente, em consonância com as mudanças educacionais e sociais, e com as dinâmicas pedagógicas que contribuam para o exercício profissional e o desenvolvimento do profissional do magistério por meio de visão ampla do processo formativo, seus diferentes ritmos, tempos e espaços. A RP, por sua vez, aproxima-se dos parâmetros determinados pela BNCC, cujo compromisso assente em promover a adequação dos currículos e das propostas pedagógicas, com fino traço de atendimento às políticas de avaliação estandartizadas, ditadas pelos organismos nacionais e internacionais e de culpabilização dos professores, em especial, da esfera pública. A análise dos editais Pibid permite salientar que o objetivo central da Capes no desenvolvimento desse programa é a manutenção da qualidade de ensino da educação básica, através da interação universidade-escola e da promoção de qualidade na formação inicial dos futuros professores. Os programas de iniciação à docência possibilitam que o espaço escolar seja o espaço de construção e discussão da prática pedagógica, tendo em vista a necessidade de se debater continuamente a formação de professores no Brasil, haja vista a crescente demanda desses profissionais, apesar da atual baixa valorização social e econômica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas de Governo-
Palavras-chave: dc.subjectIniciação à Docência.-
Título: dc.titleO PIBID NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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