Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Camila Varotto | - |
Autor(es): dc.creator | Flávia Bizolla | - |
Autor(es): dc.creator | Guilherme Mandarino | - |
Autor(es): dc.creator | Mariana Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Eliane Moretti | - |
Autor(es): dc.creator | Lucieli Trivizoli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90971 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90971 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta discussões sobre uma implementação pedagógica envolvendo o ensino de equações do segundo grau, desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em um Colégio Estadual parceiro nas atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), programa que atua com alunos do curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. O objetivo principal dessa proposta foi de apresentar aos alunos um recurso para a resolução de equações do segundo grau tendo como proposição metodológica o uso de materiais manipuláveis por meio de uma adaptação das peças do Algeplan. O uso de materiais manipuláveis foi respaldado em autores como Lorenzato (2010) e Figueredo (2011) e foram utilizados como recurso de transposição entre a interpretação das representações geométrica e algébrica no tocante à análise das raízes de uma equação do segundo grau. A proposta apresentada contribuiu de forma positiva não só para a aprendizagem dos conceitos abordados, como também, abriu espaço para uma prática mais interativa em sala de aula sendo promotora de novas reflexões a respeito do processo de ensino e de aprendizagem da matemática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material manipulável, Algeplan, Equações do segundo grau. | - |
Título: dc.title | ACOMPANHAMENTO EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO NO ENSINO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: