Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual de Maringá – UEM | - |
Autor(es): dc.creator | Lincoln Naranti dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Diego Fernando Batista | - |
Autor(es): dc.creator | Lucas Allan Peixoto Peraro | - |
Autor(es): dc.creator | Marli Aparecida Soares de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Lucieli M. Trivizoli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90969 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90969 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho apresentamos algumas reflexões a respeito de uma das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto PIBID-Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A experiência aqui relatada envolve o jogo “Corrida de Obstáculos” aplicado em uma turma de 8o ano, de um Colégio Estadual parceiro do projeto. Esse jogo consiste na interpretação de expressões algébricas, com o intuito de possibilitar ao aluno exteriorizar propriedades matemáticas pertinentes a cálculos algébricos, e também quanto ao cálculo de valores numéricos. Foi possível observar algumas regularidades e dinâmicas nas estratégias desenvolvidas pelos alunos, a partir dos registros escritos pelos alunos em um roteiro previamente elaborado pelos pibidianos e professora da turma. Foi observado que os alunos desenvolveram diversos raciocínios para avançarem no jogo a partir da discussão coletiva, analisando as estratégias de cada um. Com relação às estratégias aderidas por eles, serão apresentados ao longo deste texto os registros de alguns alunos. Consideramos que essa experiência foi uma possibilidade de abordar o conteúdo matemática em sala de aula de forma lúdica e educativa, considerando a aprendizagem e o desenvolvimento de diversas habilidades dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expressões algébricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Propriedades matemática | - |
Título: dc.title | REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO JOGO “CORRIDA DE OBSTÁCULOS” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: