REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO JOGO “CORRIDA DE OBSTÁCULOS”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Estadual de Maringá – UEM-
Autor(es): dc.creatorLincoln Naranti dos Santos-
Autor(es): dc.creatorDiego Fernando Batista-
Autor(es): dc.creatorLucas Allan Peixoto Peraro-
Autor(es): dc.creatorMarli Aparecida Soares de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorLucieli M. Trivizoli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90969-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90969-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho apresentamos algumas reflexões a respeito de uma das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto PIBID-Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A experiência aqui relatada envolve o jogo “Corrida de Obstáculos” aplicado em uma turma de 8o ano, de um Colégio Estadual parceiro do projeto. Esse jogo consiste na interpretação de expressões algébricas, com o intuito de possibilitar ao aluno exteriorizar propriedades matemáticas pertinentes a cálculos algébricos, e também quanto ao cálculo de valores numéricos. Foi possível observar algumas regularidades e dinâmicas nas estratégias desenvolvidas pelos alunos, a partir dos registros escritos pelos alunos em um roteiro previamente elaborado pelos pibidianos e professora da turma. Foi observado que os alunos desenvolveram diversos raciocínios para avançarem no jogo a partir da discussão coletiva, analisando as estratégias de cada um. Com relação às estratégias aderidas por eles, serão apresentados ao longo deste texto os registros de alguns alunos. Consideramos que essa experiência foi uma possibilidade de abordar o conteúdo matemática em sala de aula de forma lúdica e educativa, considerando a aprendizagem e o desenvolvimento de diversas habilidades dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectJogos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectExpressões algébricas-
Palavras-chave: dc.subjectPropriedades matemática-
Título: dc.titleREFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO JOGO “CORRIDA DE OBSTÁCULOS”-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.