O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA CTSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHenrique Bonato-
Autor(es): dc.creatorDanielle Laskowski-
Autor(es): dc.creatorBruno Dalchau-
Autor(es): dc.creatorAndré Luis do Amaral Junior-
Autor(es): dc.creatorSilmara Roehrig-
Autor(es): dc.creatorThiago Augusto Toniolo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:00:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:00:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90968-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90968-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda as concepções de um professor de física da educação básica sobre a educação com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), relacionadas à sua prática docente, do ponto de vista de estudantes da licenciatura em física, bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). O objetivo é compreender, a partir do discurso do professor, que aspectos de sua formação o levaram a construir sua prática docente voltada para o enfoque CTSA, e como ela se concretiza na prática. O sujeito da pesquisa é professor de física em uma escola pública de Curitiba/PR, e atua como supervisor vinculado ao subprojeto Física do PIBID/UTFPR. Para a fundamentação teórica, foram consideradas as contribuições de autores considerados importantes na constituição do campo de pesquisa da educação com enfoque CTSA. Para a constituição dos dados, foi realizada uma entrevista com o sujeito, além das observações que os autores realizaram ao longo do processo de acompanhamento das atividades docentes na escola onde atua. Para a discussão dos resultados, foram selecionados alguns excertos da entrevista em que o sujeito compartilha suas percepções sobre o papel da educação com enfoque CTSA em sua prática docente, bem como as perspectivas para a ampliação desta abordagem no contexto de ensino de física de escolas públicas paranaenses. A partir da discussão dos resultados, pode-se concluir que o discurso do professor é condizente com as premissas da abordagem que leva em contas as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e corrobora com sua atividade docente observada na prática, sendo esta desenvolvida numa perspectiva ampliada de abordagem temática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectenfoque CTSA-
Palavras-chave: dc.subjectformação de professores.-
Título: dc.titleO DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA CTSA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.