
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Henrique Bonato | - |
| Autor(es): dc.creator | Danielle Laskowski | - |
| Autor(es): dc.creator | Bruno Dalchau | - |
| Autor(es): dc.creator | André Luis do Amaral Junior | - |
| Autor(es): dc.creator | Silmara Roehrig | - |
| Autor(es): dc.creator | Thiago Augusto Toniolo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90968 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90968 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho aborda as concepções de um professor de física da educação básica sobre a educação com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), relacionadas à sua prática docente, do ponto de vista de estudantes da licenciatura em física, bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). O objetivo é compreender, a partir do discurso do professor, que aspectos de sua formação o levaram a construir sua prática docente voltada para o enfoque CTSA, e como ela se concretiza na prática. O sujeito da pesquisa é professor de física em uma escola pública de Curitiba/PR, e atua como supervisor vinculado ao subprojeto Física do PIBID/UTFPR. Para a fundamentação teórica, foram consideradas as contribuições de autores considerados importantes na constituição do campo de pesquisa da educação com enfoque CTSA. Para a constituição dos dados, foi realizada uma entrevista com o sujeito, além das observações que os autores realizaram ao longo do processo de acompanhamento das atividades docentes na escola onde atua. Para a discussão dos resultados, foram selecionados alguns excertos da entrevista em que o sujeito compartilha suas percepções sobre o papel da educação com enfoque CTSA em sua prática docente, bem como as perspectivas para a ampliação desta abordagem no contexto de ensino de física de escolas públicas paranaenses. A partir da discussão dos resultados, pode-se concluir que o discurso do professor é condizente com as premissas da abordagem que leva em contas as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e corrobora com sua atividade docente observada na prática, sendo esta desenvolvida numa perspectiva ampliada de abordagem temática. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | enfoque CTSA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação de professores. | - |
| Título: dc.title | O DISCURSO E A PRÁTICA DE UM PROFESSOR DE FÍSICA QUE TRABALHA NA PERSPECTIVA CTSA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: