OS TEMAS TRANSVERSAIS A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE CURTAS: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DO PIBID – MÚSICA/ LETRAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGabriel Martins-
Autor(es): dc.creatorEmanuel Machado-
Autor(es): dc.creatorJosiane Hinz-
Autor(es): dc.creatorThiago Da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:16:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:16:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90966-
Descrição: dc.descriptionGabriel da Silva (UNIPAMPA)Emanuel de Oliveira Machado (UNIPAMPA) Paulo César Soares (UNIPAMPA) Prof. Dr. Thiago Santos da Silva (UNIPAMPA)Josiane Redmer Hinz (IFSUL-RS) Mesmo com a proposta de abordagens pedagógicas em sala de aula referente aos temas transversais, contidos nos documentos norteadores da educação (como os PCNs), a natureza disciplinar do ensino brasileiro faz parte da realidade de alunos e professores. Assim sendo, esta fragmentação das áreas do conhecimento pode ser considerada limitadora por alguns autores como Morin (1986), que, por sua vez, apresenta uma proposta de ensino interdisciplinar, que contextualiza e, portanto, estabelece o diálogo entre duas ou mais áreas de conhecimento. Nesse sentido, procuramos, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela CAPES na instituição de ensino superior Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé (UNIPAMPA), apresentar uma proposta de atividade que correlaciona as áreas de Letras-Português e Música, tendo como orientação a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), em que se busca o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos a partir de um trabalho coletivo, em que o professor, deste modo, é visto como facilitador do processo (BENDER, 2014). Sendo assim, a proposta em questão tem, claramente, como principal objetivo a produção de curtas-metragens por parte dos alunos de três diferentes turmas de ensino médio integrado (Informática) em um instituto federal localizado na cidade de Bagé - Rio Grande do Sul. Para tanto, foi a partir das temáticas transversais dos PCN’s, que buscamos explorar a criatividade dos alunos, trabalhando com diferentes gêneros textuais, do discurso e musicais relacionados ao campo audiovisual, acreditando que estes sejam necessários para o desenvolvimento dos curtas. A partir do material produzido com a execução desta proposta, acreditamos que projeto oportunizou o envolvimento significativo por parte dos alunos das turmas trabalhadas. A partir de uma proposta de trabalho coletivo, exploramos diferentes áreas do conhecimento, o que confere o caráter interdisciplinar anteriormente citado, em que sejam aprimoradas, com isso, habilidades relacionadas às áreas envolvidas no projeto (Letras e Música).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-chave: linguagens-
Palavras-chave: dc.subjectmúsica-
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID.-
Título: dc.titleOS TEMAS TRANSVERSAIS A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE CURTAS: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DO PIBID – MÚSICA/ LETRAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.