DESFABULANDO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O GÊNERO FÁBULA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLuciana Machado-
Autor(es): dc.creatorCamila Suidnicki-
Autor(es): dc.creatorEvandro Catelao-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:32:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:32:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90965-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90965-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é proveniente de uma proposta de intervenção no programa de Residência Pedagógica (Edital CAPES 06/2018) que teve como tema a leitura e escrita de fábulas, entre alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio público do Estado do Paraná. O objetivo desta proposta é trazer dados de aplicação no que diz respeito ao desenvolvimento dos processos de leitura e escrita (planificação, temática, situação discursiva, textualização/retextualização) no desenvolvimento das capacidades de narrar e de uso de linguagem poética no contexto escolar. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática embasada na proposta metodológica de Schneuwly, Dolz, Noverraz (2004), além dos elementos para uma sequência didática adaptados por Cassany (1999). Metodologicamente, de início, foi feita uma produção textual com a qual se avaliou os conhecimentos prévios dos alunos em torno do gênero mencionado. Em seguida, apoiou-se na leitura de fábulas de diferentes autores com abordagens específicas em cada módulo - como sugere Marcuschi (2008) -, um foi histórico, outro comparativo, entre outros. Todos os módulos tiveram embasamento em teóricos os quais possuem trabalhos em torno da fábula, como Portella (1983), Bagno (2006) e Silva (2017). Foi realizado entre os módulos uma outra produção textual a qual tinha como ponto de partida algumas morais, pré-determinadas no enunciado. E, ao final, uma retextualização do gênero, com a produção de uma carta. Os resultados da aplicação da proposta mostraram a compreensão dos processos de escrita e da finalidade discursiva das Fábulas. Nas produções, os alunos apresentaram resultados satisfatórios no que se refere a prática de “moralizar” um ato no momento de narrar, de maneira intencional e pensando em seu destinatário, por meio de representações alegóricas de suas personagens e a explicitação da moral ao final da história. Além disso, a atividade acrescentou aos alunos uma postura crítica em torno de produções literárias, tanto mais antigas quanto mais recentes, ou até mesmo em suas próprias produções.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectFábula-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Título: dc.titleDESFABULANDO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O GÊNERO FÁBULA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.