ARTICULAÇÕES ENTRE FÍSICA, TEORIA MUSICAL E INSTRUMENTOS MUSICAIS EM AÇÕES EDUCATIVAS NO ENSINO MÉDIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLUCAS KASPRIK-
Autor(es): dc.creatorJHONY SILVA-
Autor(es): dc.creatorNOEMI SUTIL-
Autor(es): dc.creatorEDUARDO HIGASHI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:40:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:40:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90964-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90964-
Descrição: dc.descriptionAs ações de enfrentamento à fragmentação de conteúdos, ausência de significado e sentido no âmbito educacional perpassam a articulação entre áreas de conhecimento e aspectos contextuais. Nessa direção, o presente trabalho realizado no contexto da Residência Pedagógica de Física, em colégio público de Curitiba, contempla a abordagem dos conteúdos de acústica para duas turmas do segundo ano do Ensino Médio, tendo como objetivo a associação dos conceitos de ondas com elementos básicos da teoria musical, o funcionamento de instrumentos musicais, com maior enfoque em flautas, e aspectos da realidade cotidiana dos alunos. Esses processos foram compreendidos no panorama teórico da teoria da aprendizagem significativa, compreendendo relações entre conteúdos e aspectos contextuais e motivação. As ações educativas destacadas abrangem demonstração prática e detalhamento do funcionamento de uma flauta doce e atividade experimental com flauta de canudo. Nessa atividade, os procedimentos consistiam em cortar um canudo em um ponto qualquer que não seu centro de forma a obter duas flautas de comprimentos diferentes e em seguida produzir uma espécie de embocadura em uma das pontas de cada parte. O funcionamento da flauta doce foi explicado com base em resumo traduzido do artigo “Luchtwervels in een blokfluit”, escrito por Avraham Hirschberg, disponibilizado pelo blog quintaessentia e o experimento foi elaborado pelos residentes no âmbito de disciplina da graduação. Na execução do experimento, após conclusão do conteúdo de tubos sonoros, estavam presentes 59 alunos. Para apreciação das articulações entre áreas de conhecimento, os materiais analisados foram questionários respondidos pelos alunos, logo após a execução do experimento, cinco questões de cunho qualitativo e uma quantitativa. Especificamente sobre associação entre comprimento do tubo e frequência emitida, os discentes foram capazes de relacionar de forma correta estas duas grandezas. Entretanto, os alunos não se mostraram capazes de relacionar vibrações com ondas e nem com a produção de som e 43,3% dos discentes apresentaram dificuldades na conversão de centímetros para metros para se calcular a frequência do harmônico fundamental do canudo. No que concerne a aspectos motivacionais, muitos alunos expressaram reações positivas vinculadas à compreensão do funcionamento da flauta doce e participação em aula experimental. Evidenciou-se, contudo, um número razoável de cópias nos questionários, mostrando que alguns alunos estavam apenas preocupados com a nota vinculada ao experimento. Aponta-se que alguns resultados dessas atividades foram averiguados em outras ações da Residência Pedagógica, como a evidência de relações entre conteúdos de Física e elementos contextuais, a insuficiência de conexões entre atributos essenciais de conceitos e dificuldades em aspectos matemáticos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica, Ensino de Física, Acústica.-
Título: dc.titleARTICULAÇÕES ENTRE FÍSICA, TEORIA MUSICAL E INSTRUMENTOS MUSICAIS EM AÇÕES EDUCATIVAS NO ENSINO MÉDIO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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