
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | LUCAS KASPRIK | - |
| Autor(es): dc.creator | JHONY SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | NOEMI SUTIL | - |
| Autor(es): dc.creator | EDUARDO HIGASHI | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:40:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:40:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90964 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90964 | - |
| Descrição: dc.description | As ações de enfrentamento à fragmentação de conteúdos, ausência de significado e sentido no âmbito educacional perpassam a articulação entre áreas de conhecimento e aspectos contextuais. Nessa direção, o presente trabalho realizado no contexto da Residência Pedagógica de Física, em colégio público de Curitiba, contempla a abordagem dos conteúdos de acústica para duas turmas do segundo ano do Ensino Médio, tendo como objetivo a associação dos conceitos de ondas com elementos básicos da teoria musical, o funcionamento de instrumentos musicais, com maior enfoque em flautas, e aspectos da realidade cotidiana dos alunos. Esses processos foram compreendidos no panorama teórico da teoria da aprendizagem significativa, compreendendo relações entre conteúdos e aspectos contextuais e motivação. As ações educativas destacadas abrangem demonstração prática e detalhamento do funcionamento de uma flauta doce e atividade experimental com flauta de canudo. Nessa atividade, os procedimentos consistiam em cortar um canudo em um ponto qualquer que não seu centro de forma a obter duas flautas de comprimentos diferentes e em seguida produzir uma espécie de embocadura em uma das pontas de cada parte. O funcionamento da flauta doce foi explicado com base em resumo traduzido do artigo “Luchtwervels in een blokfluit”, escrito por Avraham Hirschberg, disponibilizado pelo blog quintaessentia e o experimento foi elaborado pelos residentes no âmbito de disciplina da graduação. Na execução do experimento, após conclusão do conteúdo de tubos sonoros, estavam presentes 59 alunos. Para apreciação das articulações entre áreas de conhecimento, os materiais analisados foram questionários respondidos pelos alunos, logo após a execução do experimento, cinco questões de cunho qualitativo e uma quantitativa. Especificamente sobre associação entre comprimento do tubo e frequência emitida, os discentes foram capazes de relacionar de forma correta estas duas grandezas. Entretanto, os alunos não se mostraram capazes de relacionar vibrações com ondas e nem com a produção de som e 43,3% dos discentes apresentaram dificuldades na conversão de centímetros para metros para se calcular a frequência do harmônico fundamental do canudo. No que concerne a aspectos motivacionais, muitos alunos expressaram reações positivas vinculadas à compreensão do funcionamento da flauta doce e participação em aula experimental. Evidenciou-se, contudo, um número razoável de cópias nos questionários, mostrando que alguns alunos estavam apenas preocupados com a nota vinculada ao experimento. Aponta-se que alguns resultados dessas atividades foram averiguados em outras ações da Residência Pedagógica, como a evidência de relações entre conteúdos de Física e elementos contextuais, a insuficiência de conexões entre atributos essenciais de conceitos e dificuldades em aspectos matemáticos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica, Ensino de Física, Acústica. | - |
| Título: dc.title | ARTICULAÇÕES ENTRE FÍSICA, TEORIA MUSICAL E INSTRUMENTOS MUSICAIS EM AÇÕES EDUCATIVAS NO ENSINO MÉDIO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: