
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moroni Vidal | - |
| Autor(es): dc.creator | Francisco Neto | - |
| Autor(es): dc.creator | Letícia Bohn | - |
| Autor(es): dc.creator | Elandia Thiago | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90962 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90962 | - |
| Descrição: dc.description | O ensino de Revolução Industrial é de suma importância à atualidade por ser um período histórico com intensas transformações sociais, políticas e econômicas, que formalizou os modos de produção capitalista no século XVIII, e sujeitou os trabalhadores a baixos salários, longas jornadas de trabalhos e ambientes insalubres, possuindo consequências à vida da classe trabalhadora na atualidade. Nesta perspectiva, os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de História, com a temática transversal focalizada na Cidadania, atuantes em uma turma de segundo ano de uma escola estadual de Ensino Médio, buscaram desenvolver um plano de aula acerca da Revolução Industrial, a fim de mobilizar questões que propiciassem a emergência de uma consciência cidadã frente ao contexto atual da política e do trabalho no Brasil, onde houve o desmonte dos direitos trabalhistas, arduamente conquistados pelas lutas dos trabalhadores portodo o século XX, após a supressão dos direitos da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) com a reforma de 2017, levada à cabo pelo governo Michel Temer e pela burguesia nacional. Para tanto, este plano de aula foi dividido em dois momentos: uma aula expositiva acerca do conteúdo e sua profundidade histórica, e uma dinâmica envolvendo os modos deprodução artesanal e industrial, que teve por objetivo fazer uma atividade diferenciada para levar os alunos a refletirem sobre os conteúdos expostos e dialogados. Isto foi realizado, apartir da encenação dos modelos de produção, onde os alunos puderam utilizar a sala de aula de forma diferenciada, causando uma mudança nas metodologias empregadas dentro da salade aula, causando um caos criativo (reforçado pelo barulho que fizeram), onde foi possível ver em meio à bagunça, a afloração de categorias de análise da produção capitalista como: Alienação do trabalho, Mais-valia e Fetichização da Mercadoria, construídas por Karl Marx. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revolução Industrial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID-História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | metodologias ativas. | - |
| Título: dc.title | Estardalhaços, papéis e carteiras: ecos de cidadania em meio a um Relato de experiência do PIBID sobre o ensino de Revolução Industrial | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: