Estardalhaços, papéis e carteiras: ecos de cidadania em meio a um Relato de experiência do PIBID sobre o ensino de Revolução Industrial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMoroni Vidal-
Autor(es): dc.creatorFrancisco Neto-
Autor(es): dc.creatorLetícia Bohn-
Autor(es): dc.creatorElandia Thiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:59:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:59:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90962-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90962-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Revolução Industrial é de suma importância à atualidade por ser um período histórico com intensas transformações sociais, políticas e econômicas, que formalizou os modos de produção capitalista no século XVIII, e sujeitou os trabalhadores a baixos salários, longas jornadas de trabalhos e ambientes insalubres, possuindo consequências à vida da classe trabalhadora na atualidade. Nesta perspectiva, os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de História, com a temática transversal focalizada na Cidadania, atuantes em uma turma de segundo ano de uma escola estadual de Ensino Médio, buscaram desenvolver um plano de aula acerca da Revolução Industrial, a fim de mobilizar questões que propiciassem a emergência de uma consciência cidadã frente ao contexto atual da política e do trabalho no Brasil, onde houve o desmonte dos direitos trabalhistas, arduamente conquistados pelas lutas dos trabalhadores portodo o século XX, após a supressão dos direitos da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) com a reforma de 2017, levada à cabo pelo governo Michel Temer e pela burguesia nacional. Para tanto, este plano de aula foi dividido em dois momentos: uma aula expositiva acerca do conteúdo e sua profundidade histórica, e uma dinâmica envolvendo os modos deprodução artesanal e industrial, que teve por objetivo fazer uma atividade diferenciada para levar os alunos a refletirem sobre os conteúdos expostos e dialogados. Isto foi realizado, apartir da encenação dos modelos de produção, onde os alunos puderam utilizar a sala de aula de forma diferenciada, causando uma mudança nas metodologias empregadas dentro da salade aula, causando um caos criativo (reforçado pelo barulho que fizeram), onde foi possível ver em meio à bagunça, a afloração de categorias de análise da produção capitalista como: Alienação do trabalho, Mais-valia e Fetichização da Mercadoria, construídas por Karl Marx.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectRevolução Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-História-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectmetodologias ativas.-
Título: dc.titleEstardalhaços, papéis e carteiras: ecos de cidadania em meio a um Relato de experiência do PIBID sobre o ensino de Revolução Industrial-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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