Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Parana | - |
Autor(es): dc.creator | ANA PAULA ALMEIDA ROCHA OHATA | - |
Autor(es): dc.creator | DEIVISSON VIANNA DANTAS DOS SANTOS | - |
Autor(es): dc.creator | MILENE ZANONI DA SILVA | - |
Autor(es): dc.creator | SABRINA STEFANELLO | - |
Autor(es): dc.creator | CASSIANO ROBERT | - |
Autor(es): dc.creator | SANDRIANE KALAMAR MARTINS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90956 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90956 | - |
Descrição: dc.description | Estudos apontam que as principais demandas em saúde mental dos adolescentes em internação provisória nos Centros de Socioeducação envolvem ideação suicida, automutilação, insônia e depressão, relacionadas à clausura e ao sofrimento que esta produz. A presente pesquisa, realizada em parceria com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, busca analisar o manejo das crises de saúde mental nos CENSE. Como delineamento metodológico optou-se pela análise qualitativa de cunho exploratório-descritivo. Foram selecionados 6 CENSE conforme a capacidade instalada, sendo o menor até 40 vagas e o maior até 90 vagas, conforme Resolução de nº 46/96 do CONANDA. Os dados coletados deram-se através do levantamento de dados primários com a utilização de grupos focais (GF) e, os secundários com análise de relatórios disponibilizados on-line e prontuários. Dividiram-se as informações em três categorias, (1) estrutura física; (2) recursos humanos; (3) número de tentativas de suicídio registradas por unidade estudada que ocorreram entre o período de janeiro a dezembro de 2018. Os GF ocorreram entre junho a dezembro de 2019. Para análise e a interpretação dos dados utilizaou-se a abordagem hermenêutica e narrativa, a qual possibilitou a construção dos núcleos argumentais , ficando esses divididos em dois sendo, ambiência e crise em saúde mental; processo de trabalho como gerador das crises em saúde mental; A intencionalidade na escolha é devido ao conceito trazido por Goffman, sobre as instituições totais, que são os lugares em que se desenrolam os processos de mortificação do “eu civil”, tanto dos internos quanto dos trabalhadores. Como resultado, tem-se que as tentativas de suicídio em 2018 foi de 16%; a pesquisa tem possibilitado compreender o manejo e as práticas relacionadas às crises e ao sofrimento em saúde mental nos CENSE, bem como as diversas possibilidades de cuidado propostas pelos trabalhadores compactuando com a atenção quista por tal população e assegurada por diversos dispositivos legais, tais como a Lei Orgânica do SUS e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A reflexão acerca do tratamento dispensado em situações de extrema vulnerabilidade produzida por uma crise de saúde mental, possibilitou uma análise crítica quanto ao caráter sancionatório e, sobretudo, psicopedagógico intencionado e suas possíveis vantagens e desvantagens para os projetos de vida dos sujeitos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | conduta profissional | - |
Título: dc.title | PARA QUEM AS VOZES FALAM ANÁLISE QUALITATIVA D AS CRISES EM SAÚDE MENTAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES NOS CENTROS DE S | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: