
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ | - |
| Autor(es): dc.creator | EMANUELI CRISTINI SOUZA DA COSTA | - |
| Autor(es): dc.creator | GUILHERME VIEIRA PAGOTTO | - |
| Autor(es): dc.creator | SARA APARECIDA MOTA GOMES | - |
| Autor(es): dc.creator | JULIA SCHLICHTING AZEVEDO | - |
| Autor(es): dc.creator | ROSALI ALVES PEREIRA | - |
| Autor(es): dc.creator | EDSON LUIS ALMEIDA TISSOT | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:40:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:40:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90948 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90948 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: A partir das ações interprofissionais vivenciadas pelo grupo do Programa de Educação pelo Trabalho da Universidade Federal do Paraná - Promoção da Saúde (PET-Saúde/UFPR), no Município de Piraquara, detectou-se uma crescente necessidade para abordagens relacionadas à saúde mental dos adolescentes. Esta percepção é externada pelos próprios adolescentes, com difícil acesso aos serviços de saúde mental das Unidades Básicas de Saúde, compartilhada pelos profissionais da educação nas Escolas Estaduais das áreas de abrangência das UBS, o qual o PET-Saúde atuava. Nesse contexto, foi criado o “Projeto Expressão”, com o objetivo de socializar conhecimentos, vivências e reflexões para o desenvolvimento de ações positivas em relação à identidade, afetividade, autoestima, sexualidade, desconstrução de estigmas sociais, racismo estrutural e interpessoal. Promoveram-se discussões abordando questões sociais relatadas por jovens do município e consideradas como relevantes para o enfrentamento dos problemas vivenciados. Metodologia: Percebeu-se a necessidade dessa intervenção, a partir das vivências da Campanha Setembro Amarelo e também nas ações educativas do PET realizadas por meio do Programa Saúde na Escola, os quais o histórico de automutilação e fragilidade da saúde mental foram frequentes. Desse modo, foram realizados encontros dimensionados no Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Inclusão Social do Adolescente, com a colaboração dos profissionais de saúde das redes de atenção do município de Piraquara. O projeto Expressão consistiu em reuniões semanais, com rodas de conversa e discussões, tendo como foco a oportunização de espaços de fala, escuta ativa, e acolhimento, pautados na centralidade e compreensão dos condicionantes de saúde mental que interferem na qualidade de vida. Resultados: O projeto tem-se revelado como uma ferramenta importante no enfrentamento das vulnerabilidades, já que o espaço de troca fortalece os vínculos entre as redes de atenção aos jovens em situação de risco, ou em constante sofrimento psíquico. As discussões tornam-se um meio de capacitação, com a produção de materiais de uso metodológico que serão reproduzidos e mediados pelos próprios jovens que participam atualmente do projeto, em iniciativas do Grêmio Estudantil das escolas que frequentam. Considerações finais: O projeto Expressão, foi uma estratégia importante na proposição de espaços de acolhimento, o qual a sociabilização e compartilhamento de inquietações, problemas emocionais e sociais, instrumentalizando o adolescente enquanto sujeito ativo na construção de sua autonomia critico reflexiva. Desse modo, partindo-se do reconhecimento de experiências culturais e sociais como ferramentas de promoção de saúde, oportunizou-se uma experiência de formação discente interprofissional ampliada e fundamentada na coletividade do cuidado em saúde mental. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primária à Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade; | - |
| Título: dc.title | PROJETO EXPRESSÃO: VIVÊNCIAS DO PET-SAÚDE COM A ELABORAÇÃO E CONDUÇÃO DE UM GRUPO DE ABORDAGEM EM SAÚDE MENTAL PARA ADOLESCENTES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: