Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | PUC GO | - |
Autor(es): dc.creator | ANA LÍGIA VALERIANO DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.creator | EDUARDA TATICO LAGARES | - |
Autor(es): dc.creator | ANDRESSA PIMENTEL AFIUNE | - |
Autor(es): dc.creator | JORDANA GONÇALVES DE MIRANDA AMARAL | - |
Autor(es): dc.creator | NATÁLIA GUISOLPHI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90939 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90939 | - |
Descrição: dc.description | Introdução O grupo Balint é uma ferramenta idealizada por Michael e Ednid Balint, que busca compreender as relações médico-paciente e, como consequência, aperfeiçoar esse encontro. A metodologia balintiana se concentra em pequenos grupos, onde médicos ou estudantes de medicina exercem um papel de escuta ativa enquanto um dos membros verbaliza situações vividas em seu cotidiano médico. Essa temática encontra em ascensão devido à necessidade de uma formação mais humanizada. Objetivo O presente estudo objetiva avaliar o papel dos grupos Balint, analisando seu impacto na formação médica. Materiais e Métodos Estudo descritivo realizado a partir da busca de publicações no SCIELO, MEDLINE e PubMed, a partir de 2009, e a combinação de palavras chaves foi: “Balint group” e “medical education”. Foram incluídos artigos com resumos disponíveis nos idiomas português e inglês. Resultados Os artigos revisados, como o estudo de Yakeley et al., ressaltam a importância dos grupos Balint, que tem efeito direto sobre o comportamento social dos acadêmicos e residentes de medicina, ajudando no desenvolvimento da escuta e da reflexão, o que aprimora as habilidades da relação médico-paciente. Além disso, o relato de Airagnes et al. traz que a participação nos grupos aumentou a empatia entre os estudantes de medicina. Torppa et al. identificaram quatro temas que estavam sempre presentes nos grupos Balint, sendo eles sentimentos relacionados aos pacientes, construção de identidade profissional, modelos negativos e cooperação com outros profissionais médicos e observaram que as discussões giravam em torno de cinco gatilhos: injustiça, conflito de valores, relações humanas difíceis, paciente incurável e confusão de papéis, tendo o grupo importante função de ajudar os estudantes a lidarem com essas situações. Ademais, foi descoberto por Bar-Sela et al. que a participação no grupo de Balint foi capaz de melhorar as habilidades de comunicação e de diminuir o desgaste dos residentes. Por fim, é importante incluir que Albert Lichtenstein et al., ao analisarem 25 casos de grupos de Balint, observaram que 36% dos casos propiciaram oportunidades de aprendizagem. Conclusão Fica evidente ao avaliar o papel dos grupos Balint, sua atuação positiva na formação médica. Seja no desenvolvimento de empatia, consciência coletiva ou visão biopsicossocial. Além de uma construção de identidade profissional mais humana e holística. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanização da Assistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Médico-Paciente | - |
Título: dc.title | O IMPACTO DOS GRUPOS BALINT NA FORMAÇÃO MÉDICA: REVISÃO DE LITERATURA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: