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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual do Norte do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | ANGELA MARIA PATRICIO | - |
| Autor(es): dc.creator | BEATRIZ NÉSPOLI DE OLIVEIRA | - |
| Autor(es): dc.creator | KARINA EMANUELLY SANT’ANA | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIA JOSÉ QUINA GALDINO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90925 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90925 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: Os docentes de pós-graduação desempenham cotidianamente numerosas atividades profissionais que demandam muitas horas diárias com intenso esforço mental, físico e emocional. Esse excesso de trabalho pode favorecer o desenvolvimento do burnout, uma síndrome caracterizada por cansaço acentuado, sentimentos de cinismo e desapego do trabalho, e falta de realização profissional. Diante da incipiência da produção científica sobre essa temática nesta população, e que embase intervenções, este estudo objetivou verificar a síndrome de burnout entre docentes de pós-graduação de Letras e Linguística. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com uma amostra de 204 docentes de Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística de universidades brasileiras localizadas na Região Sudeste do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado de caracterização sociodemográfica e de condição de vida dos participantes e o Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey para avaliar o burnout. Os docentes foram convidados a participar do estudo por e-mail entre março e julho de 2019. Os dados foram analisados no Statistical Package of Social Sciences (20.0) e as associações verificadas pelo teste exato de Fisher, considerando p<0,05. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme Parecer n.º 2.347.839. Resultados: A prevalência de síndrome de burnout foi de 4,9%, de alta exaustão emocional de 49%, despersonalização, 10,3%, e baixa eficácia profissional, de 25,5%. A exaustão emocional foi associada aos docentes da faixa etária de 29 a 49 anos (p<0,001), sem relacionamento conjugal (p=0,046), sem filhos (p<0,001), inativos fisicamente (p=0,006), com percepção ruim de qualidade de vida (p<0,001), com poucas oportunidades de lazer (p<0,001) e insatisfeitos com o sono (p<0,001). A baixa eficácia profissional foi associada aos docentes da faixa etária de 0 a 49 anos (p=0,041), sem filhos (p=0,037), com qualidade de vida ruim (p=0,007) e insatisfeitos com o sono (p=0,009). Nenhuma das características avaliadas se associou com a despersonalização. Conclusão: A síndrome de burnout esteve associada às características sociodemográficas e de condições de vida. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Descritores: Esgotamento Psicológico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Pós-Graduação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Docentes; | - |
| Título: dc.title | BURNOUT ENTRE DOCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUÍSTICA DO SUDESTE BRASILEIRO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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