Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UFPR-Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | LUCCA PASSOW CARPINELLI | - |
Autor(es): dc.creator | ANA PAULA RISSON | - |
Autor(es): dc.creator | JULIANA GOMES VIEIRA | - |
Autor(es): dc.creator | PAULA KAORI ANDO | - |
Autor(es): dc.creator | DEIVISSON VIANNA DANTAS DOS SANTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90860 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90860 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: O projeto “Os Caminhos do SUS” objetiva garantir os direitos e o acesso da população migrante residente em Curitiba à rede pública de saúde. Para isso, o projeto presta orientações aos imigrantes alunos do curso de língua portuguesa, realizado no campus central da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sobre o acesso à saúde, integrando aulas informativas. Além disso, realizam-se rodas de conversa, proporcionando diálogo entre os estudantes e os imigrantes, e outras atividades como o acompanhamento individual em consultas no Sistema Único de Saúde (SUS). OBJETIVOS: O projeto objetiva criar vínculos e se tornar uma referência segura para imigrantes e refugiados. A partir disso, visa identificar e acolher demandas de saúde, orientar sobre as vias de acesso ao SUS, e defender seu direito constitucional de acesso a esse sistema enquanto cidadãos residentes no Brasil. MATERIAIS E MÉTODOS: O projeto dispõe do acompanhamento individual no acesso a serviços de saúde públicos, rodas de conversa e esclarecimento sobre o calendário vacinal brasileiro. Os temas dessas rodas são definidos conforme as campanhas nacionais de saúde. Nessas atividades buscamos estimular a interação com os migrantes e valorizar suas concepções culturais acerca de cada temática. Ao conversar com os migrantes e refugiados, os estudantes se dispõem para tirar dúvidas sobre a arquitetura do acompanhamento no SUS e acompanhá-los em eventuais consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou demais serviços. Nestes acompanhamentos o aluno extensionista auxilia na tradução e na comunicação que o migrante faz com a equipe de saúde. RESULTADOS: As experiências obtidas a partir das atividades do projeto sinalizaram a importância de iniciativas de acolhimento e orientação em saúde para populações imigrantes - considerando as dúvidas e dificuldades de entendimento do funcionamentos dos serviços do SUS. Observou-se que devido às orientações sobre o funcionamento do SUS realizadas pelos integrantes do projeto, um maior número de imigrantes e refugiados passaram a utilizar o SUS autonomamente. As Rodas de conversa temáticas foram realizadas nos meses de outubro e novembro, em alusão as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. Objetivou-se promover um espaço de reflexão e informações sobre saúde do homem, saúde da mulher e acesso aos serviços do SUS. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos com os acompanhamentos individuais já evidenciam um avanço no alcance do objetivo, com um implemento da qualidade de vida dos imigrantes que conseguiram atendimento e encaminhamento no SUS. A atenção e o cuidado em saúde depende, dentre outros fatores, que os usuários (sejam imigrantes ou autóctones) tenham informações adequadas quanto ao funcionamento e as maneiras de acessar os serviços de saúde. Partindo desta compreensão, o Caminhos do SUS tem papel decisivo no acesso e atenção em saúde de imigrantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Migração Humana (D063426) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Pública (D011634) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acolhimento (DDCS050296); | - |
Título: dc.title | OS CAMINHOS DO SUS: DIREITO E ACESSO À SAÚDE PARA IMIGRANTES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: