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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Feevale | - |
| Autor(es): dc.creator | CAROLINA FERNANDA DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | DHIULY ANHAIA ALVIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:33:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:33:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90821 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90821 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: As perspectivas sociais e culturais que temos sobre o parto vem, ao longo dos anos, se reconstruindo na contemporaneidade, assim como o entendimento do papel da mulher nesse cenário. Nesse sentido, surgiu a necessidade de promover e garantir uma assistência baseada no respeito à sua dignidade e autonomia. Indo ao encontro do que foi proposto pela Organização Mundial da saúde ao se referir às boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento, a Rede Cegonha, lançada em 2011 pelo Ministério da Saúde, busca proporcionar um atendimento humanizado à mulher na hora do parto. O programa de Extensão Mãe-Bebê da Universidade Feevale atua de forma a promover a saúde da mulher na gestação e puerpério, do neonato e criança até um ano de idade. São oferecidas ações multidisciplinares de atenção à saúde, de forma a contribuir para a melhora da qualidade de vida da mulher nesse período. O projeto encontra-se situado na Unidade de Saúde Familiar (USF) Kephas no bairro São José na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Entre as diversas ações desenvolvidas no projeto, trabalha-se no esclarecimento dos espaços de autonomia da mulher no momento do parto e o estímulo a assumir o protagonismo na hora de ter o seu bebê. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência do protagonismo da mulher no parto à partir das experiências do projeto. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, em que sua coleta de dados foi composta por um questionário estruturado fechado que possibilitava respostas entre “sim”, “não” e “em parte”. Participaram 50 puérperas participantes do projeto que foram acompanhadas durante sua gestação. Resultados: Foram analisadas quatro temáticas relacionadas ao protagonismo da mulher na hora do parto: (1) a comunicação à equipe de sentimentos experimentados durante o trabalho de parto (66% das mulheres conseguiram compartilhar seus sentimentos com a equipe hospitalar), (2) respeito e valorização das equipes de saúde às suas verbalizações (70% sentiram seus sentimentos respeitados e valorizados), (3) comunicação das necessidades físicas à equipe como dor, conforto, fome e sede durante o trabalho de parto (70% das mulheres conseguiram se expressar) e (4) o respeito e atendimento das necessidades físicas pelas equipes de saúde (66% entendem que foram atendidas). Considerações Finais: Com o levantamento desses dados, foi possível identificar uma prevalência da postura ativa da mulher, em se expressar para a equipe durante o parto. Conclui-se que o projeto tem sido elemento de estímulo às participantes do projeto na comunicação com a equipe e dando-lhe a voz para comunicar seus sentimentos e necessidades frente à esse momento de intensa vulnerabilidade, auxiliando no seu empoderamento e facilitando seu protagonismo no momento do parto. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulher | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto de extensão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo; | - |
| Título: dc.title | ÍNDICADORES DO PROTAGONISMO DA MULHER NA HORA DO PARTO À PARTIR DA INFLUÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO MÃE-BEBÊ | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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