
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UNIUBE | - |
| Autor(es): dc.creator | ISADORA SENNA GUIMARÃES | - |
| Autor(es): dc.creator | ANA CRISTINA ROMANO MARQUEZ SOUZA | - |
| Autor(es): dc.creator | LARA MORGANA MARTINS URZEDA | - |
| Autor(es): dc.creator | JÚLIA ALCÂNTARA JUNQUEIRA MENEGHETTI | - |
| Autor(es): dc.creator | HELOISE PARANAIBA ALMEIDA DRUMMOND | - |
| Autor(es): dc.creator | CLARA PORTO DE SOUZA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90810 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90810 | - |
| Descrição: dc.description | A institucionalização de crianças no Brasil é uma medida protetiva de caráter excepcional e provisória, até o retorno à família de origem ou, se impossível, conduzida para uma substituta, diante do abandono ou inviabilidade dos responsáveis em prover cuidado e proteção. Nesse sentido, a instituição torna-se uma alternativa de ambiente para o desenvolvimento saudável com segurança e afeto. Mas, esse acolhimento é instável, pois a perda de vínculos familiares resulta em menor qualidade na formação de laços afetivos. No entanto, há o apego seguro que trata da importância do desenvolvimento psicomotor na infância, já que as relações decorrem de contextos nutritivos e de bons tratos com reciprocidade entre cuidador e criança. Assim, frequentemente, crianças institucionalizadas, na falta de um elo familiar, desenvolvem esse apego aos membros do projeto de extensão que o utilizam para a promoção em saúde. Este trabalho objetiva elucidar a ocorrência do apego de crianças institucionalizadas aos estudantes de medicina. Ademais, apresenta os motivos que conduzem seu desenvolvimento, analisando como se desenvolve o círculo afetivo dessas crianças no âmbito institucional e social/escolar. Não obstante, busca reconhecer os limites da relação criança-acadêmico e exaltar como um vínculo confiável acrescenta aos alunos na realização das atividades que propõem. A coleta de dados foi realizada com crianças de 6 a 12 anos residentes da instituição, quinzenalmente, aos sábados matutinos durante 6 meses, por meio de diálogo livre e atividades lúdicas e recreativas, como culinária e pintura, a fim de promover uma educação em saúde. Posterior a visita, os acadêmicos fazem discussões e reflexões críticas sobre as atividades realizadas na Casa Lar. Como resultado, temos a relação de apego desenvolvida entre as crianças e os acadêmicos com base na confiança e proteção, o que hesita questionar a possibilidade desse vínculo mesmo com pouco contato. Nota-se que nas relações interpessoais o fator determinante é a qualidade, com isso os alunos empenham-se em estar aptos a dar o suporte educativo em saúde associado a um suprimento afetivo, discutindo assuntos pertinentes a higiene, cuidados com a saúde pública e sobre a postura social de forma acolhedora a contribuir para o crescimento educacional e pessoal. As crianças são predispostas a formar vínculos afetivos com seus responsáveis para seu conforto. Contudo, na ausência dessa figura, haverá carências nas relações subsequentes, devido ao apego inseguro sem sentimento de segurança e valorização. Assim, crianças institucionalizadas estabelecem laços afetivos observados por esse apego com os integrantes do projeto. As instituições de abrigo são a fonte de apoio social mais próxima e organizada para elas, fundamental para a manutenção da saúde coletiva, sendo necessárias constantes reavaliações no interior dos abrigos para promover um desenvolvimento saudável. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criança institucionalizada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vínculo afetivo | - |
| Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DO APEGO DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS AOS ALUNOS DE MEDICINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROMOÇÃO EM SAÚDE ADEQUADA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: