A IMPORTÂNCIA DO APEGO DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS AOS ALUNOS DE MEDICINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROMOÇÃO EM SAÚDE ADEQUADA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUNIUBE-
Autor(es): dc.creatorISADORA SENNA GUIMARÃES-
Autor(es): dc.creatorANA CRISTINA ROMANO MARQUEZ SOUZA-
Autor(es): dc.creatorLARA MORGANA MARTINS URZEDA-
Autor(es): dc.creatorJÚLIA ALCÂNTARA JUNQUEIRA MENEGHETTI-
Autor(es): dc.creatorHELOISE PARANAIBA ALMEIDA DRUMMOND-
Autor(es): dc.creatorCLARA PORTO DE SOUZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:30:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:30:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90810-
Descrição: dc.descriptionA institucionalização de crianças no Brasil é uma medida protetiva de caráter excepcional e provisória, até o retorno à família de origem ou, se impossível, conduzida para uma substituta, diante do abandono ou inviabilidade dos responsáveis em prover cuidado e proteção. Nesse sentido, a instituição torna-se uma alternativa de ambiente para o desenvolvimento saudável com segurança e afeto. Mas, esse acolhimento é instável, pois a perda de vínculos familiares resulta em menor qualidade na formação de laços afetivos. No entanto, há o apego seguro que trata da importância do desenvolvimento psicomotor na infância, já que as relações decorrem de contextos nutritivos e de bons tratos com reciprocidade entre cuidador e criança. Assim, frequentemente, crianças institucionalizadas, na falta de um elo familiar, desenvolvem esse apego aos membros do projeto de extensão que o utilizam para a promoção em saúde. Este trabalho objetiva elucidar a ocorrência do apego de crianças institucionalizadas aos estudantes de medicina. Ademais, apresenta os motivos que conduzem seu desenvolvimento, analisando como se desenvolve o círculo afetivo dessas crianças no âmbito institucional e social/escolar. Não obstante, busca reconhecer os limites da relação criança-acadêmico e exaltar como um vínculo confiável acrescenta aos alunos na realização das atividades que propõem. A coleta de dados foi realizada com crianças de 6 a 12 anos residentes da instituição, quinzenalmente, aos sábados matutinos durante 6 meses, por meio de diálogo livre e atividades lúdicas e recreativas, como culinária e pintura, a fim de promover uma educação em saúde. Posterior a visita, os acadêmicos fazem discussões e reflexões críticas sobre as atividades realizadas na Casa Lar. Como resultado, temos a relação de apego desenvolvida entre as crianças e os acadêmicos com base na confiança e proteção, o que hesita questionar a possibilidade desse vínculo mesmo com pouco contato. Nota-se que nas relações interpessoais o fator determinante é a qualidade, com isso os alunos empenham-se em estar aptos a dar o suporte educativo em saúde associado a um suprimento afetivo, discutindo assuntos pertinentes a higiene, cuidados com a saúde pública e sobre a postura social de forma acolhedora a contribuir para o crescimento educacional e pessoal. As crianças são predispostas a formar vínculos afetivos com seus responsáveis para seu conforto. Contudo, na ausência dessa figura, haverá carências nas relações subsequentes, devido ao apego inseguro sem sentimento de segurança e valorização. Assim, crianças institucionalizadas estabelecem laços afetivos observados por esse apego com os integrantes do projeto. As instituições de abrigo são a fonte de apoio social mais próxima e organizada para elas, fundamental para a manutenção da saúde coletiva, sendo necessárias constantes reavaliações no interior dos abrigos para promover um desenvolvimento saudável.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectCriança institucionalizada-
Palavras-chave: dc.subjectVínculo afetivo-
Título: dc.titleA IMPORTÂNCIA DO APEGO DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS AOS ALUNOS DE MEDICINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROMOÇÃO EM SAÚDE ADEQUADA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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