Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UNIVALI | - |
Autor(es): dc.creator | TIAGO FAMBOMEL DE SUCENA BOTELHO | - |
Autor(es): dc.creator | NATHÁLIA RIBOLI DA SILVA | - |
Autor(es): dc.creator | MARIA JÚLIA ISENSEE | - |
Autor(es): dc.creator | MARCO AURELIO DA ROS | - |
Autor(es): dc.creator | RITA DE CÁSSIA GABRIELLI SOUZA LIMA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90789 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90789 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: O Projeto de Extensão “Estação Ético-Política” da Universidade do Vale do Itajaí - campus Itajaí, tem por finalidade a formação ético-política de acadêmicos, com base na produção humanística de consciência histórica. Está organizado em subgrupos de estudantes com atuação em comunidades específicas. Objetivo: Socializar a percepção de discentes do curso de Medicina sobre a aplicabilidade do princípio da equidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma prática social vivenciada com uma equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) e comunidade haitiana. Metodologia: O método utilizado foi o ético-político de Antonio Gramsci, com o intuito de reconhecer a realidade, a abordagem histórica e o questionamento e reflexão sobre as tendências contraditórias. Aplicado por meio de seis encontros com uma comunidade de haitianos residentes no bairro abrangido pela ESF Votorantim em Itajaí/SC. A ação foi oportunizada por um roteiro semiestruturado, realizado em espanhol com o objetivo de conhecer aspectos da realidade das mulheres, de seus conhecimentos sobre o SUS e da convivência interétnica. Ademais, ao considerar equidade um princípio que focaliza os desiguais de uma dada comunidade e a imigração um fenômeno das diferenças, foi entregue um material aplicado em saúde. Trata-se de uma produção desenvolvida pela Universidade Estadual de Maringá e voltada aos profissionais cujas perguntas foram traduzidas para a língua nativa crioulo. Resultados: Os resultados envolvem a importância de se conhecer a perspectiva do imigrante que sofre o choque cultural, impossibilitado de participar dos jogos sociais de consumo e poder e de tornar-se sujeito social incluído. Além disso, a busca por uma vida com dignidade e de ser compreendido, como por exemplo em consulta médica, em razão da língua, somado à desinformação sobre o direito à saúde e utilização do SUS. As maiores vítimas desta problemática imigratória são as mulheres, que pela cultura haitiana patriarcal não recebem educação e, consequentemente, não se inserem no mercado de trabalho, potencializando a dificuldade de comunicação e a dependência da figura masculina. A ação reafirmou que integrantes de equipes de ESF devem oferecer suporte por meio de ferramentas que auxiliem na comunicação, em caso de grupos sociais excluídos. Considerações finais: A experiência permitiu, por meio do acompanhamento de um grupo de imigrantes, a compreensão da realidade e das desigualdades sociais por eles vivenciadas. A participação no projeto proporcionou uma reflexão a partir das problemáticas, para introduzir um movimento ético-político capaz de transformar a realidade vigente. Essa integração entre teoria e prática é indispensável para a formação de profissionais mais críticos, reflexivos e humanos, e mais comprometidos com a consolidação do SUS. Portanto, capazes de intervir em comunidades negligenciadas e em defesa de pessoas socialmente oprimidas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envolvimento comunitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção social; | - |
Título: dc.title | JUSTIÇA SOCIAL FRENTE AOS DESAFIOS DE UMA COMUNIDADE NEGLIGENCIADA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: