
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | NEFERTI JÚLIO MASTEY | - |
| Autor(es): dc.creator | MAYARA MAEMI MATSUZAKI | - |
| Autor(es): dc.creator | GISLAINE CRISTINA SANTOS | - |
| Autor(es): dc.creator | GABRIELLA REIS | - |
| Autor(es): dc.creator | INAYE MAYR RIBEIRO | - |
| Autor(es): dc.creator | LAURA CHRISTINA MACEDO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:20:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:20:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90759 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90759 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: O Sarampo é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus pertencente à família Paramyxoviridae. Altamente contagiosa e potencialmente fatal, a doença faz parte do grupo das exantemáticas, em que manifestações cutâneas em todo o corpo, especialmente em face e tronco, acompanham o quadro clínico de febre, coriza, tosse, dor retro-ocular, artralgia e conjuntivite. O diagnóstico é feito clinicamente e com testes laboratoriais. Entre as complicações, tem-se a pneumonia, encefalite aguda e a otite média aguda. Não existe tratamento específico contra o vírus e a vacinação é a única forma de proteção, por meio da Dupla Viral (DV), Tríplice Viral (VTV) e a Tetravalente (SCR-V). No entanto, uma só dose não é suficiente para a imunização, sendo necessário seguir o esquema de vacinação adequadamente. Objetivo: realizar um levantamento dos casos de sarampo no Distrito do Portão em Curitiba-PR e investigar os fatores que possam ter desencadeado o retorno da doença após 10 anos sem notificações. Material e Método: Pesquisa qualitativa. Uma análise documental, a partir de formulários de notificação compulsórias das doenças transmissíveis no sistema de informação de agravos (SINAN). Selecionaram-se dados epidemiológicos de Agosto a Novembro de 2019. Resultados: Foram analisadas 140 notificações, destas, 60% eram de pacientes homens e 40% mulheres, 59,28% foram descartadas e 40,71% confirmadas; a faixa etária predominante da doença foi de 18 a 22 anos e os meses com mais casos confirmados da doença foram Setembro e Novembro, 49,12% não tinham nenhuma dose de vacina e 61,4% tinham apenas uma dose, necessitando a realização do bloqueio vacinal ou dose reforço. Dos 40,71% confirmados, apenas um necessitou de internação. Os sintomas predominantes nos pacientes além do exantema e a febre, foram a tosse, coriza e artralgia/artrite. A faixa etária predominante, nos 59,28% descartados, foi de 16 a 36 anos. Conclusão: A partir da busca realizada, observou-se que em 100% das notificações o esquema de vacinação não estava completo, onde os pacientes ou não tinham nem SCR-V nem VTV ou apenas uma dose, o que não é suficiente para a imunização, sendo um fator importante para o reaparecimento da doença. Novos estudos devem ser realizados para compreender, a supracitada, ausência de vacinação mesmo integrando-se como parte do Programa Nacional de Imunização. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sarampo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Notificação de Doenças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imunização | - |
| Título: dc.title | LEVANTAMENTO DE CASOS DE SARAMPO NO DISTRITO SANITÁRIO DO PORTÃO DA CIDADE DE CURITIBA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: