
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares ( UNIPAC) | - |
| Autor(es): dc.creator | SÂMARA BEATRIZ NASCIMENTO SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | ANA PAULA CAMPOS FERNANDES | - |
| Autor(es): dc.creator | CINTHYA CRISTINA DE PAULA CALDAS | - |
| Autor(es): dc.creator | IZADORA SILVA SELEGRINE | - |
| Autor(es): dc.creator | LUIZ PATRÍCIO NETO | - |
| Autor(es): dc.creator | WÁLERY LIMA XAVIER | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:00:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:00:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90753 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90753 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: O Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus Sars-cov-2 a qual apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas e quadros respiratórios graves. No Brasil, apresenta grande relevância na saúde coletiva, diante da incidência e letalidade elevada. A região leste de Minas Gerais conta com 52 municípios, com uma população, segundo projeção TCU (2019) de 689.689 pessoas. Esta região representa os municípios com histórico crescente de casos do Covid-19 e como consequência, o esgotamento das capacidades hospitalares, dificultando o acesso ao suporte hospitalar para pacientes infectados com o vírus. Assim, torna-se necessária a discussão de estratégias locais eficazes de vigilância e controle, bem como de gestão assistencial. Visando redução da letalidade, faz-se necessário entender o comportamento da doença na região e assim, viabilizar a análise dos dados recolhidos. Objetivos: Realizar avaliação descritiva dos casos de Covid-19, no período de janeiro a maio de 2020. Materiais e Métodos: Os dados foram obtidos através dos sistemas de informações SIVEP-GRIPE e ESUS- VE do Ministério da Saúde, posteriormente, os dados foram tabulados através do programa Tabwin e Excel. Resultados: No período de estudo, foram observados 850 casos confirmados de Covid-19, distribuídos em 28 municípios e predominantes entre indivíduos do sexo masculino (56,8%). As taxas de incidência acumuladas no período foi de 123,2 para cada 100 mil habitantes. A maioria dos casos estavam distribuídos nas seguintes faixas etárias: 20 a 49 anos (61,4%) por síndrome gripal, 20 a 49 anos (64,1%) por síndrome respiratória aguda grave, 50 anos e mais (66,9%) em ambas as categorias, sexo masculino (51,5%), sem escolaridade e ensino fundamental (25,2%), sem informação (81,3%), a incidência acumulada (37,5%), letalidade no leste de Minas (2,2%) e sua taxa de mortalidade (5,8%). Considerações Finais: Portanto, os dados apresentados evidenciam a necessidade de uma avaliação dos dados disponíveis e a organização dos serviços de atenção primária, considerando um diagnóstico precoce e tratamento adequado. Este estudo possui uma limitação diante da incompletude e inconsistência detectadas no preenchimento dos dados visto que os crescimentos dos índices infecciosos ainda são crescentes e os dados obtidos ainda não estão confirmados, fatores que farão com que os dados da publicação e análise sejam atualizados. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epidemiologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública; | - |
| Título: dc.title | PANDEMIA CAUSADA PELO COVID-19: UMA ANÁLISE DESCRITIVA NO PERÍODO DE JANEIRO A MAIO DE 2020 NA REGIÃO DE SAÚDE DE LESTE DE MG | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: