Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Tiradentes | - |
Autor(es): dc.creator | BRUNO CORREIA CARVALHO | - |
Autor(es): dc.creator | WILLIAN MORORÓ LIMA | - |
Autor(es): dc.creator | SAMUEL FELIPE BARBOSA DE SOUSA | - |
Autor(es): dc.creator | MALENA DE CARVALHO CORREIA | - |
Autor(es): dc.creator | GABRIEL AGRA ALENCAR MOCÓ | - |
Autor(es): dc.creator | BEATRIZ CORREIA CARVALHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:19:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:19:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90740 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90740 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: A coinfecção TB-HIV consiste em um fator agravante de ambas as doenças. A infecção pelo vírus HIV aumenta significativamente a chance de desenvolver tuberculose e da mesma forma, a infecção por tuberculose piora o quadro de imunodeficiência, e consequentemente a mortalidade. OBJETIVO: Descrever o perfil sociodemográfico e história de tabagismo dos casos de coinfecção entre tuberculose e HIV. MÉTODOS: Estudo transversal, descritivo, realizado a partir de dados secundários disponíveis na plataforma do Sistema de informação de agravos de notificações. Estudou-se os dados referentes aos casos de tuberculose com diagnóstico de coinfecção com HIV no Brasil, no ano de 2019. A coleta ocorreu no mês de junho e tratamento dos dados deu-se no Microsoft Excel 2019. Foram analisadas as seguintes variáveis: sexo, escolaridade, faixa etária, raça e história de tabagismo. RESULTADOS: Em 2019, o Brasil registrou 91056 casos de tuberculose, desses, 84% (76729) realizaram teste para o vírus HIV, dos quais, 12 % (8972) obtiveram resultado positivo, caracterizando o quadro de coinfecção TB-HIV. Quanto a esses indivíduos, 72% são do sexo masculino, caracterizando uma razão de 2:1 comparados ao sexo feminino. 53% (4760) dessas pessoas tinham entre 20 e 39 anos e 39% (3526) entre 40 e 59 anos. A análise de acordo com a escolaridade revelou que não há uma relação direta dos casos com a quantidade de anos estudados, isso considerando as pessoas que possuíam até o ensino médio completo. Entretanto, no contexto dos pacientes que possuíam escolaridade superior ao ensino médio, notou-se uma relação proporcional inversa entre o número de casos de coinfecção TB-HIV e a escolaridade. Na maior parte dos casos, isto é, 31% (2794) essa informação foi ignorada, 3% (236) possuíam educação superior, porém, incompleta e 2% (233) completaram o ensino superior. Em relação à raça, ficou evidente a predominância do número de casos em indivíduos pardos, compreendendo 49% (4382) dos casos, seguidos por brancos correspondendo a 27% (2465) e pretos a 15% (1315). Já os indígenas e amarelos, representaram grupos raciais com menores números de casos, correspondendo, respectivamente, a 0,4% (32) e 1% (49) dos casos. Além disso, a maioria dos pacientes não possuía história de tabagismo, especificamente, 65% (5839) dos casos. Os demais, 27% (2388) eram tabagistas e 8% (745) tiveram essa informação ignorada. CONCLUSÃO: Ficou evidente que, apesar da existência de um sistema de notificação e dos avanços nas ferramentas diagnósticas, uma parte considerável dos pacientes com diagnóstico de tuberculose, ou seja, 15% não são testados para HIV. O quadro de coinfecção TB – HIV mostrou-se predominante no sexo masculino, em pessoas pardas e com idade entre 20 e 59 anos. A escolaridade apresentou discreta relação, inversamente proporcional, quando superior ao ensino médio. O tabagismo, entretanto, não foi predominante nesse contexto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infecções por HIV | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tuberculose | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil de saúde | - |
Título: dc.title | PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E COMPORTAMENTAL DE CASOS DIAGNOSTICADOS COM COINFECÇÃO ENTRE HIV E TUBERCULOSE NO BRASIL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: