
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA | - |
| Autor(es): dc.creator | DANIEL LUCAS PIMENTA PINHEIRO | - |
| Autor(es): dc.creator | FLÁVIA DASPETT MENDONÇA | - |
| Autor(es): dc.creator | SANTIAGO SOARES ROCHA | - |
| Autor(es): dc.creator | STEFAN VILGES DE OLIVEIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90669 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90669 | - |
| Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: A sífilis ocorre quando há transmissão vertical durante a gravidez ou exposição sexual à bactéria Treponema pallidum pallidum. Suas manifestações clínicas resultam de respostas inflamatórias locais e muitas vezes imitam as de outras doenças. A sífilis também causa milhares de natimortos e mortes neonatais todos os anos, portanto, ressalta-se que reconhecer a situação epidemiológica no Paraná (PR) é um desafio de saúde pública, uma vez que se tem observado um elevado número de casos em gestantes nos últimos anos. OBJETIVOS: Analisar o perfil epidemiológico dos casos de sífilis em gestantes entre 2015 e 2019 no PR. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo epidemiológico descritivo e quantitativo acerca dos casos de sífilis em gestantes, diagnosticados entre 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2019. Foram utilizados dados secundários provenientes dos Indicadores e Dados Básicos da Sífilis nos Municípios Brasileiros da Secretaria de Vigilância em Saúde, onde selecionou-se os dados do estado do Paraná. As variáveis utilizadas foram: número de casos, ano de diagnóstico, idade gestacional, faixa etária, escolaridade, cor e classificação clínica, que foram representadas em números absolutos, frequência relativa e medidas de tendência central, por meio de análise estatística descritiva. RESULTADOS: 10.768 casos de sífilis em gestantes foram registrados no período analisado. A média anual foi de 2153,60. O ano com maior número de casos foi 2018, com 2836, crescimento de 53,21% em relação a 2015. Já em 2019, ano com o número mais baixo de registros, houve diminuição de 33,01%. No que diz respeito à idade gestacional, 50,50% foram diagnosticados no 1º trimestre de gestação. Ressalta-se que, em 2015, 41,20% do total ocorreu nesse período da gravidez, já em 2019, 56,50%. Ademais, a faixa etária que concentra a maioria dos casos é a dos 20 aos 29 anos (53,94%) e em mulheres com a 5ª a 8ª série incompleta (22,45%) e ensino médio completo (18,86%). Parcela majoritária ocorreu em mulheres brancas (67,23%) e pardas (23,37%). Em relação à classificação clínica, a maioria das ocorrências foi de sífilis latente (37,84%), seguida pela sífilis primária (34,96%). CONCLUSÕES: Nota-se que mulheres com baixa e média escolaridade representam parcela majoritária dos casos. Apesar de haver um aumento considerável dos casos em 2018 e, posteriormente, uma queda em 2019, evidencia-se a necessidade de prevenção da sífilis para minimizar seus impactos no contexto paranaense. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sífilis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gravidez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epidemiologia | - |
| Título: dc.title | PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS EM GESTANTES NO PARANÁ | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: