
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Faculdade Pernambucana de Saúde | - |
| Autor(es): dc.creator | DOUGLAS FELIPE DOS SANTOS SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | GUILHERME DOS SANTOS SOUZA HALA; | - |
| Autor(es): dc.creator | JOYCE NAYANE RODRIGUES DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | ELIZABETH GEIZA SANTOS PIMENTEL | - |
| Autor(es): dc.creator | JANIELSON JOSÉ DE BARROS | - |
| Autor(es): dc.creator | THAISE QUEIROZ DE MELO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:07:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:07:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90653 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90653 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: A ansiedade pode ser caracterizada como um sentimento vago, desagradável, onde impõe medo, apreensão, suas manifestações podem ser percebidas como sintomas e sinais de tensão e/ou desconforto em situações de perigo, em especial as desconhecidas. No atual momento de pandemia da COVID-19, aprender a lidar com a ansiedade é importante, caso contrário, trará impactos na saúde mental dos indivíduos. Na população estudante, acarretará em prejuízos no aprendizado, pois a formação acadêmica está associada a inúmeros desafios, que de certa forma, podem afetar a saúde mental e acrescentando essa situação de isolamento, pode piorar, Objetivo: Descrever como se dá o enfretamento da ansiedade durante atual pandemia do covid-19, em discentes em enfermagem Metodologia: A pesquisa foi realizada no mês de junho de 2020, por meio de um questionário com 10 perguntas objetivas, confeccionado e distribuído através do Software Aplicativo Google Docs para os 129 discentes de enfermagem. Resultados: Quanto às questões notadas de interferência na pandemia, pudemos perceber o relato de 90,7% mudança no padrão de sono, um índice semelhante (84,4%) a amostra referiu que está prolongando suas atividades. Já quanto aos sintomas de fragilidade de saúde mental, 93% diz sentir medo/ ansiedade do parente adoecer nesse período de vulnerabilidade, já 79,1% tem sintomas de ansiedade, 64,3% se sente desmotivado e 77,5% tem se estressado com coisas simples. Outras questões vista foram, de relatos de 79,8%, onde refere que o isolamento afetou o desempenho acadêmico, 60,2% diz que o isolamento melhorou a convivência familiar, onde 86% esteve mais preocupado do que o comum e influenciaram no modo como leva a vida 70,5%. Conclusões: Foi percebido que essa pandemia provoca diversos efeitos negativos na saúde mental dos discentes, principalmente naqueles que tem ansiedade. Desse modo, tem-se apelado à manutenção de estilos de vida saudáveis, à manutenção de redes sociais de apoio através das tecnologias de informação e comunicação, e também a uma postura mais criativa ou de mobilização de recursos ou estratégias anteriores para lidar com situações adversas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covid-19; | - |
| Título: dc.title | ENFRENTAMENTO DA ANSIEDADE DURANTE ATUAL PANDEMIA DO COVID-19: UM OLHAR DOS DISCENTES EM ENFERMAGEM | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: