Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ | - |
Autor(es): dc.creator | KAREN SILVA DE CASTRO | - |
Autor(es): dc.creator | LAUANY SILVA DE MEDEIROS | - |
Autor(es): dc.creator | MICHELE PINHEIRO FERREIRA | - |
Autor(es): dc.creator | NAYARA FERNANDA ALVES MOREIRA | - |
Autor(es): dc.creator | RENATA CAMPOS DE SOUSA BORGES | - |
Autor(es): dc.creator | AMANDA OURÍQUES DE GOUVEIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:57:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:57:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90646 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90646 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: A adolescência consiste em um período de maturação do desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo, assim como, de instabilidade emocional e de intensificação das mudanças físicas e mentais, devido a puberdade. O jovem, a partir disso, pode começar a apresentar fragilidades psicológica, sendo um fator associado a saúde mental que em alguns casos quando não tratado acarreta em doenças mentais graves. Desse modo, tais sofrimentos geram desequilíbrios psicológicos, interferindo em decisões pessoais e na compreensão pelo adolescente as exigências da família, escolas e universidades, principalmente, sem o acompanhamento por uma escuta qualificada, possibilitando o diagnóstico efetivo de possíveis frustrações e transtornos mentais (CHAVES; et al., 2018). Objetivo: Relatar a vivência de educação em saúde referente a saúde mental com uma amostra de adolescentes matriculados em uma escola, da rede pública de ensino, no município de Tucuruí-PA. Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo, exploratório e descritivo, de caráter crítico-reflexivo, realizado, por meio, de uma situação-problema constatada devido uma visita a uma instituição educacional, onde evidenciou-se a necessidade de uma intervenção em saúde psicológica com o projeto “Uma prosa de saúde mental”. Nesse sentido, o trabalho foi desenvolvido com fundamentação teórica e prática no método da problematização, pelas 05 etapas do Arco de Maguerez: revisão bibliográfica, elaboração do pré-projeto, criação de dinâmicas lúdicas e divulgação, implementação de rodas de conversa e acompanhamento. Resultados: Em relação aos principais resultados desta experiência, salienta-se que participaram da ação 50 alunos do 06° ano do ensino fundamental e 24 alunos do 01° ano do ensino médio, totalizando 74 participantes do centro de educação, sendo no total 40 do sexo feminino e 34 do masculino, entre a faixa etária de 13 a 17 anos de idade. Diante disso, a atividade integrou metodologias ativas pautadas em palestras e grupos terapêuticos com linguagem adaptada a cada grupo de interesse, a fim de estimular as competências cognitivas e afetivas dos discentes. Portanto, conseguindo observar a relevância de uma educação permanente no âmbito escolar voltada a diminuir possíveis desportismos e prevenir o bem-estar psíquico do público infanto-juvenil. Conclusão: Em suma, notou-se a carência de apoio em saúde mental aos alunos considerando o déficit na rede de atenção psicossocial, devido a inexistência de apoio governamental na região, para criação de um núcleo de assistência psicológico específico ao jovem. Logo, através, da estratégia educativa foi possível detectar possíveis sofrimentos psicológicos e prestar o auxílio adequado com o apoio da coordenação pedagógica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência; | - |
Título: dc.title | AÇÃO EM SAÚDE MENTAL COM O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL: CAMINHOS PARA ABORDAGEM DE TRANSTORNOS MENTAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: