SÍNDROME DE BURNOUT E SATISFAÇÃO COM O SONO ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUENP-
Autor(es): dc.creatorBEATRIZ NESPOLI DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.creatorANGELA MARIA PATRÍCIO-
Autor(es): dc.creatorKARINA EMANUELLY SANT’ANA-
Autor(es): dc.creatorMARIA JOSÉ QUINA GALDINO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:16:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:16:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90630-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90630-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: Os estudantes da área da saúde são expostos à vários tipos de estressores durante sua vida acadêmica, pelas exigências e diversas atividades que estes devem cumprir, o que pode gerar sobrecarga no aluno, influenciar na sua saúde, sono e predispor à síndrome de burnout. Poucos estudos investigam os aspectos mentais, físicos e psicossociais relacionados à síndrome de burnout entre estudantes, o que é relevante para promover um ambiente de formação profissional saudável. Objetivo: Verificar a existência de associação entre síndrome de burnout e a satisfação com o sono em graduandos de enfermagem. Métodos: Estudo transversal com 301 graduandos de enfermagem de duas universidades públicas brasileiras. Os dados foram coletados em sala de aula por um questionário de caracterização e o Maslach Burnout Inventory – Student Survey. Os dados foram analisados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Foram calculadas frequências absolutas e relativas. As associações foram verificadas pelo teste exato de Fisher, considerando as dimensões da síndrome de burnout (dicotomizadas em baixo x alto) como variável dependente e a satisfação acadêmica, como independente (dicotomizadas em não x sim). Considerou-se estatisticamente significativo p<0,050. Na condução desta pesquisa foram respeitados os aspectos éticos, incluindo aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa conforme Parecer n.º 2.967.863. Resultados: A maioria dos estudantes pertencia ao sexo feminino (90,4%), era solteira (98,7%) e possuía até 20 anos (64,1%). A prevalência de síndrome de burnout foi de 21,6%, de alta exaustão emocional de 88,0%, de alta despersonalização de 50,5%, e de baixa eficácia acadêmica foi de 31,6%. Predominaram estudantes insatisfeitos com o sono (82,7%). Esses participantes insatisfeitos com o sono apresentaram maior exaustão emocional (p=0,095), despersonalização (p<0,001) e baixa eficácia acadêmica (p=0,245), bem como síndrome de burnout (p=0,012). Conclusão: A síndrome de burnout foi associada aos estudantes insatisfeitos com o sono.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectEsgotamento Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectSono-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de Enfermagem;-
Título: dc.titleSÍNDROME DE BURNOUT E SATISFAÇÃO COM O SONO ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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