Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
Autor(es): dc.creator | ALEXANDRA LUNARDON SILVESTRE | - |
Autor(es): dc.creator | KAMILA KETLHEN KWIATKOWSKI | - |
Autor(es): dc.creator | LILLIAN DAISY GONÇALVES WOLFF | - |
Autor(es): dc.creator | FERNANDA CAPISTRANO | - |
Autor(es): dc.creator | DENILSEN DE CARVALHO GOMES | - |
Autor(es): dc.creator | MARCIA DANIELE SEIMA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90618 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90618 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: No setor de urgência e emergência, há uma maior possibilidade em geração de conflitos, pela dinâmica, demanda exacerbada e heterogeneidade do ambiente. Objetivo: analisar a atuação do enfermeiro diante dos conflitos gerenciais encontrados em seu processo de trabalho nos setores de urgência e emergência de um município da região metropolitana de Curitiba/PR. Metodologia: pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, sob o CAAE: 87054318.2.0000.5580. A pesquisa foi realizada com enfermeiros que trabalham no pronto-socorro de um hospital ou na Unidade de Pronto Atendimento ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, componentes da Rede de Atenção às Urgências da saúde pública de um município da região metropolitana de Curitiba. A coleta de dados ocorreu no período de abril a julho de 2018, por meio de entrevista semiestruturada, a qual foi gravada e posteriormente transcrita. Os resultados foram analisados de acordo com preceitos da análise temática hermenêutica-dialética, que consistiu nas etapas de 1) ordenação dos dados (mapeamento de todos os dados obtidos no trabalho de campo); 2) classificação dos dados (leitura exaustiva e repetida dos textos, no qual são estabelecidos questionamentos para a identificação dos tópicos mais relevantes); 3) análise final (momento em que se estabelecem articulações entre os dados e os referenciais teóricos, respondendo as questões da pesquisa). Resultados: foram entrevistados 17 enfermeiros, e emergiram duas categorias: conflitos do processo gerencial de trabalho e estratégias na resolução dos conflitos. As análises dos discursos apontaram falhas de comunicação e liderança da gestão no que concerne à temática de conflitos. Diante dos resultados obtidos, remeteu-se à compreensão que os enfermeiros se deparam com conflitos gerencias de aspectos estruturais, materiais (falta de manutenção preventiva de equipamentos), recursos humanos (emergindo o dimensionamento de pessoal e falta de recursos humanos o que gera sobrecarga de trabalho e dificuldades no relacionamento interpessoal) e modelo de gestão (falta de resolutividade dos conflitos existentes, falha nos processos de comunicação, morosidade dos processos). Independente do setor onde atuam, os conflitos são congruentes. Todavia, as estratégias empregadas na resolução desses conflitos foram generalistas (comunicação, liderança, planejamento da assistência de enfermagem. Considerações finais: evidenciou-se a importância da adoção de habilidades efetivas na resolutividade dos conflitos encontrados, otimizando a qualidade e a segurança da assistência. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de prática profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem em emergência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflito; | - |
Título: dc.title | GERENCIAMENTO DE CONFLITOS DO ENFERMEIRO NO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA-PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: