EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorYASMIN PEREIRA MANSUR-
Autor(es): dc.creatorMAX LUIZ DE CARVALHO-
Autor(es): dc.creatorELIANA REMOR TEIXEIRA-
Autor(es): dc.creatorKARIN REGINA LUHM-
Autor(es): dc.creatorGIOVANA DANIELA PECHARKI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:41:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:41:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90615-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90615-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) é considerada o grande pilar da atenção primária e reforça a necessidade de atuação interprofissional nas diversas ações em saúde ofertadas. Uma dessas atividades se refere à puericultura, no sentido de manter a criança saudável para garantir o seu pleno desenvolvimento e bem-estar. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a integração dos membros das equipes de Saúde da Família (eSF), Saúde Bucal (eSB) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) com relação à puericultura, em Unidades de Saúde com ESF do município de Curitiba-PR. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa, na qual foi utilizado um questionário autoaplicável contendo 29 questões, para 488 membros da eSF, eSB e NASF que atendem crianças de 0 a 5 anos e aceitaram participar do estudo. Resultados: A maioria dos participantes (85%) eram do gênero feminino, e a média de tempo como servidor na atual US foi de 12 anos. Cerca de 84% dos profissionais avaliados atuam de maneira integrada de atividades de educação em saúde da criança, porém 40,4% dos avaliados não participam de forma conjunta de eventos sobre saúde da criança. A visita domiciliar mensal relacionada à puericultura, com a participação dos membros dos três tipos de equipes, foi mencionada por 69,1% dos participantes, sendo que, 62,9% discutem conjuntamente os casos clínicos antes da visita e apenas 52,9% discutem após a visita. Um percentual importante (43,6%) relatou não realizar conjuntamente a avaliação e acompanhamento mensal de ações relacionadas à saúde da criança. Considerações finais: De acordo com os resultados obtidos, percebem-se alguns desafios em relação à atuação conjunta das diferentes equipes na puericultura, que ressaltam a necessidade de maior integração ensino-serviço, durante a formação acadêmica, e também de ampliação da educação permanente nos serviços de saúde, para redefinir mudanças no processo de trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectPuericultura-
Palavras-chave: dc.subjectequipe multiprofissional-
Palavras-chave: dc.subjectsaúde da família;-
Título: dc.titleEQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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