DIAGNÓSTICO DA CULTURA ORGANIZACIONAL POR MEIO DOS VALORES E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorEscola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP)-
Autor(es): dc.creatorRAFAEL RODRIGO DA SILVA PIMENTEL-
Autor(es): dc.creatorRAQUEL GVOZD-
Autor(es): dc.creatorMARCELO JOSÉ DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:08:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:08:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90613-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90613-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A cultura organizacional é construída por valores e crenças partilhadas pelos integrantes da instituição.¹ Ela também funciona como um mecanismo de controle, validando ou negando informalmente comportamentos, dando significado, direção e mobilização aos integrantes da organização.² Objetivo: Analisar a cultura organizacional por meio dos valores e práticas organizacionais em hospital público. Métodos: Estudo transversal, realizado em hospital público de média complexidade. A população de estudo foi de 66 servidores de enfermagem desta instituição, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros. A coleta de dados foi realizada por meio do Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva simples. Resultados e discussão: Dentre os profissionais de enfermagem, 45 (68,0%) são técnicos de enfermagem e 21 (32,0%) enfermeiros, com idade média de 39 anos e em sua maioria 52 (78,8%) do sexo feminino. O valor organizacional de profissionalismo cooperativo foi percebido como moderado com uma média de frequência das respostas de 31,9%. Esse resultado evidência que na percepção dos trabalhadores de enfermagem há um comprometimento moderado da equipe no fornecimento da assistência à saúde na instituição. Para os trabalhadores de enfermagem o profissionalismo competitivo foi percebido por não se aplicar na instituição categorizado como muito fraco com 36,4% da frequência das respostas. Quando questionados da satisfação e bem-estar a frequência média de respostas foi de 36,0%, pouco se aplicando este valor organizacional e considerado fraco na percepção dos trabalhadores. Com relação às práticas organizacionais a integração externa foi percebida como forte com 36,9%. Esse resultado evidencia que a gestão da organização se preocupa com o fornecimento de uma assistência à saúde de qualidade, visando à satisfação do usuário. Neste estudo o relacionamento interpessoal na percepção dos trabalhadores foi visto como moderado, aplicando-se razoavelmente com o percentual de 32,7%. Demonstrando que as relações interpessoais na instituição estão adequadas e em processo de fortalecimento, que podem estar relacionadas à inserção de novos membros na equipe. A recompensa e o treinamento foram vistos em grande parte como não aplicada na organização, sendo categorizada com o conceito de muito fraco e apresentou uma frequência percentual de 36,4% nas respostas. Isso evidência que na percepção dos trabalhadores existe uma fragilidade na realização de sistemas de recompensa que podem ser realizados de diversas formas. Conclusão: A gestão da cultura organizacional é uma estratégia gerencial importante para monitorar como a organização tem se estabelecido internamente e para oportunizar ações que conduzam a cultura e o clima organizacional de maneira que coincidam com os objetivos da instituição.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectGestão em Saúde;-
Título: dc.titleDIAGNÓSTICO DA CULTURA ORGANIZACIONAL POR MEIO DOS VALORES E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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