
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade do Extremo Sul Catarinense | - |
| Autor(es): dc.creator | VANESSA PEREIRA CORRÊA | - |
| Autor(es): dc.creator | ARIETE MINETTO CASTELLER | - |
| Autor(es): dc.creator | LUCIANE BISOGNIN CERETTA | - |
| Autor(es): dc.creator | GISELE SILVEIRA COELHO LOPES | - |
| Autor(es): dc.creator | LISIANE TUON | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:15:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:15:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90593 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90593 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: O SARS-Cov-2 foi detectado no fim de 2019, na China e, em pouco tempo, tornou-se uma emergência global em saúde pública. Diante desta situação, diversas instituições pesquisadores passaram a buscar estratégias de enfrentamento a pandemia. Devido ao contágio acelerado do vírus, as soluções tiveram que pautar-se no distanciamento social. Ademais, as tecnologias tornaram-se grandes aliadas no atendimento e na disseminação de informações seguras. Objetivos: Descrever a experiência dos profissionais que trabalharam em tecnologias de teleatendimento durante a pandemia do novo coronavírus. Métodos: Relato sobre a experiência dos profissionais de saúde, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, à frente das tecnologias “SOS Unesc – COVID-19”, que funcionou como teletriagem de COVID-19, e “Acolher”, um teleatendimento em saúde mental, especialmente para profissionais da linha de frente. Os atendimentos alcançaram Criciúma e região. Em determinados momentos, teve alcance de outros estados e foram atendidos normalmente. Os relatos foram coletados através de um formulário online, no mês de abril, após um mês do início dos trabalhos. Resultados: O sistema de teletriagem foi implementado no início de março, e logo depois, foi criado o teleatendimento em saúde mental. Esse segundo programa, foi a extensão de um programa de saúde mental que existe fisicamente para alunos da universidade. A tecnologia surgiu da alta demanda de atendimentos de cunho psicológico na teletriagem. Entre os dois programas, trabalharam 72 residentes em saúde, 24 professores médicos e 14 professores de outras áreas da saúde. A grande maioria dos profissionais relata que não teve dificuldades de adaptação com a plataforma. No entanto, aqueles que relatam dão ênfase para a dificuldade de humanização nos atendimentos através da palavra escrita. Ao definir sua experiência em uma palavra, os termos que mais surgiram foram: gratidão, reinvenção, conhecimento, inovação e resiliência. Conclusão: Através dessas ferramentas, a universidade comunitária cumpriu seu papel de responsabilidade social e contribuiu para a formação profissional e social de seus profissionais de saúde. As tecnologias tiveram um excelente alcance de Criciúma e região e podem ser adaptadas para outros formatos de teleatendimento futuramente, visto que a disseminação de informações seguras leva mais tranquilidade às famílias da região e diminui a sobrecarga do sistema de saúde. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | infecções por coronavirus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | acolhimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | tecnologia biomédica | - |
| Título: dc.title | TELEATENDIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: