Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | GISELE WEISSHEIMER | - |
Autor(es): dc.creator | VERÔNICA DE AZEVEDO MAZZA | - |
Autor(es): dc.creator | CARLA APARECIDA LOOS | - |
Autor(es): dc.creator | CIBELLY ALINY SIQUEIRA LIMA FREITAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90578 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90578 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: Estudos vêm mostrando um aumento do número de casos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) mundialmente. O transtorno envolve déficit de comunicação, interação social e de comportamento infantil. Tais sintomas fazem com que a criança e família necessitem de cuidados e atenção diferenciada para atender as demandas do transtorno na vida diária. Os recursos informacionais auxiliam essas pessoas a lidar com as questões do cotidiano e no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento do TEA. Geralmente, este público utiliza além de recursos formais - como os profissionais e instituições de saúde – os recursos informais, os quais são importantes fontes de apoio. Assim, neste estudo levantou-se o seguinte questionamento: quais são os recursos informais utilizados pelas famílias de crianças com TEA para obtenção de informações? Objetivo: Identificar os recursos informais utilizados por famílias de crianças com TEA para obtenção de informações. Método: Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no Paraná, Amapá e Ceará. Participaram 55 familiares por meio de entrevistas semiestruturadas, entre setembro de 2018 a 2019. Utilizou-se análise categorial temática e os recursos do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: A idade média dos participantes foi de 37 anos, a maioria era do sexo feminino, casada, tinham de nove a onze anos de estudo, tinham vínculo empregatício e tratava-se de mães das crianças com TEA. As famílias utilizaram de forma predominante a internet, livros, Workshops, cursos e a televisão para obter as informações sobre a criança com TEA. Conclusão: Com a disponibilidade das tecnologias, as informações sobre saúde estão mais acessíveis à população em diferentes fontes. Isso gera uma nova demanda aos profissionais no sentido de integrar o acesso as informações no processo de cuidar em saúde, de modo que acessem informações confiáveis. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno autístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apoio social; | - |
Título: dc.title | RECURSOS INFORMACIONAIS UTILIZADOS POR FAMÍLIAS DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: