Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de Uberlândia | - |
Autor(es): dc.creator | FELLIPE LEONARDO TORRES DIAS | - |
Autor(es): dc.creator | VERONICA PERIUS DE BRITO | - |
Autor(es): dc.creator | STEFAN VILGES DE OLIVEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90537 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90537 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: A doença pelo novo coronavírus (COVID-19) foi declarada pandemia em 2020. Esta doença se manifesta de diferentes formas, podendo evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), marcada pela necessidade de um suporte avançado, incluindo internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do uso de respiradores/ventiladores. Objetivos: Avaliar a quantidade de UTIs e respiradores/ventiladores disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia. Material e Métodos: Estudo epidemiológico, descritivo e quantitativo sobre o número de respiradores/ventiladores e UTIs de COVID-19 disponíveis no SUS, no Brasil e em suas regiões geográficas, de janeiro a maio de 2020. Foram utilizados dados de recursos físicos do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). As variáveis analisadas foram o número de respiradores/ventiladores em uso no SUS, mês, UTI adulto II COVID-19 e UTI pediátrica II COVID-19. Resultados: Foram encontrados dados da quantidade de respiradores/ventiladores de janeiro a maio de 2020 e de UTIs dos meses de abril e maio. O número de respiradores/ventiladores em uso pelo SUS registrados no Brasil em janeiro e maio é de 43.579 e 51.161, respectivamente, distribuídos pelas regiões na seguinte maneira: região Norte - 2.622 (6,02%) e 3.207 (6,27%); Centro-Oeste - 3.827 (8,78%) e 4.361 (8,52%); Sul - 6.778 (15,55%) e 7.695 (15,04%); Nordeste - 9.259 (21,25%) e 11.306 (22,10%); e Sudeste - 21.093 (48,40%) e 24.592 (48,07%). Quanto ao número de UTIs no SUS, no Brasil, em abril e maio, têm-se 2.409 e 6.852, na devida ordem, distribuídas nas regiões na seguinte forma: região Centro-Oeste - 209 (8,68%) e 661 (9,65%); Norte - 224 (9,30%) e 623 (9,09%); Sul - 240 (9,96%) e 1.082 (15,79%); Nordeste - 834 (34,62%) e 1.715 (25,03%); e Sudeste - 902 (37,44%) e 2.771 (40,44%). Conclusões: Os dados de UTIs para COVID-19 estão disponíveis a partir de abril devido à Portaria Nº 237, de 18 de março de 2020, que autoriza a habilitação de leitos de UTI adulta e pediátrica, para atendimento exclusivo de pacientes infectados. Isto é consequência do aumento expressivo dos casos de SRAG secundários à COVID-19, pois, ao passo que em janeiro não houve registros, no final de maio foram notificados 10.224 casos. Com isso, houve um aumento percentual da quantidade de respiradores/ventiladores, para o tratamento dessa condição, 17,40% no país, entre janeiro e maio, enquanto que nas regiões esse aumento variou na faixa de 13,53% a 22,31%, com destaque para a Região Norte (22,31%) com o maior aumento, e para Região Sul (13,53%), com o menor. Por fim, no que diz respeito ao número de UTIs, apesar de um aumento percentual significativo (184,43%) no país, esse incremento não foi proporcional ao aumento de respiradores/ventiladores para cada região, pois o maior aumento de leitos se deu na Região Sul (350,83%), enquanto que na região Norte foi ilustrado o segundo menor aumento (178,13%). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infecções por Coronavirus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome Respiratória Aguda Grave | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ventiladores Mecânicos; | - |
Título: dc.title | ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA HOSPITALAR PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: