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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Universidade Federal da Grande Dourados | - |
Autor(es): dc.creator | LETÍCIA ANGÉLICA DA SILVA | - |
Autor(es): dc.creator | DJALMA LOURENÇO FILHO | - |
Autor(es): dc.creator | GUSTAVO MUNIZ FRANÇA | - |
Autor(es): dc.creator | MAYARA CRISTINA FERNANDES | - |
Autor(es): dc.creator | NAYARA DE ARAÚJO CARDOSO | - |
Autor(es): dc.creator | ANA PAULA DOSSI DE GUIMARÃES E QUEIROZ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90536 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90536 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: A falha na comunicação entre os profissionais de saúde e usuários, cujo idioma não é o mesmo, constitui um obstáculo ao acesso equânime ao serviço. Essa problemática aliada à situação dos imigrantes no Brasil, configura-se um desafio à prática da Universalidade no Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, o curso de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados, pela disciplina de Atenção à Saúde da Comunidade, propõe aos alunos o desenvolvimento de um projeto de intervenção com o objetivo de solucionar problemas das Unidades Básicas de Saúde. Este trabalho é o relato sobre a intervenção realizada em uma UBS junto à população imigrante, em Dourados-MS. Objetivo: Melhorar a comunicação entre a equipe da UBS e a população imigrante adscrita, predominantemente haitiana, de modo a garantir o acesso universal ao SUS. Materiais e Métodos: O princípio do projeto foi a promoção de meios que integrem as linguagens oral e escrita. O trabalho foi disposto em 3 etapas, sendo a primeira a produção de materiais em línguas portuguesa, francesa e espanhola, como um Banner com a programação da UBS, um convite para o evento de intervenção e materiais para recepção, triagem e agentes comunitários de saúde (ACS’s). A segunda consistiu-se na capacitação dos profissionais da UBS para o uso do material. A última etapa baseou-se em uma apresentação, em francês para a população haitiana local, sobre os princípios do SUS e os serviços de saúde disponibilizados em Dourados. Resultados: A capacitação da equipe teve boa aprovação por parte dos profissionais e melhorou a dinâmica no atendimento dos haitianos, com o uso dos materiais traduzidos para a triagem desses estrangeiros. Foi oferecido um banner à UBS, o que facilitou o conhecimento acerca do SUS pela população imigrante. Por fim, a palestra ministrada, em língua francesa, sobre as diretrizes do SUS, teve adesão da comunidade haitiana e possibilitou o esclarecimento das dúvidas a respeito dos atendimentos da UBS e demais níveis de atenção em saúde. Considerações finais: Na prática médica de excelência, o conhecimento não deve estar restrito aos saberes biológicos, mas abranger os aspectos subjetivos do paciente. Nesse sentido, esse trabalho contribuiu significativamente para a formação médica pois atuou na atenção primária com olhares críticos, a fim de detectar problemas, somado à criação de medidas de intervenção. Logo, atribuiu saberes biológicos e das áreas humanas e sociais ao desenvolvimento acadêmico, além de contribuir para a humanização do atendimento aos imigrantes na saúde local. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | SUS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imigrantes | - |
Título: dc.title | A CONTRIBUIÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA PARA GARANTIR O ACESSO DOS IMIGRANTES HAITIANOS AO SUS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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