
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIA EDUARDA NASCIMENTO DE SOUZA | - |
| Autor(es): dc.creator | AYLEE DE SOUZA CORDEIRO | - |
| Autor(es): dc.creator | ANANDA GOMES MONTEIRO | - |
| Autor(es): dc.creator | AYLEE DE SOUZA CORDEIRO | - |
| Autor(es): dc.creator | CAMILA HELENA MACEDO DA COSTA | - |
| Autor(es): dc.creator | CAMILA HELENA MACEDO DA COSTA | - |
| Autor(es): dc.creator | HELLEN ROEHRS | - |
| Autor(es): dc.creator | HELLEN ROEHRS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90523 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90523 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: Devido a pandemia do COVID-19, o Projeto Ações de Saúde realizado nas comunidades do Rio de Janeiro adaptaram suas atividades presenciais para a modalidade remota, o telemonitoramento. Objetivo: Apontar as etapas e percepções dos acadêmicos de enfermagem e de medicina na implementação do telemonitoramento, visando a promoção da saúde desses indivíduos durante a pandemia de COVID-19. Método: Trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos de enfermagem e medicina das atividades realizadas durante o mês de maio e junho. Para implementar o telemonitoramento, houve as seguintes atividades: pesquisa bibliográfica, coleta de informações dos usuários do projeto, elaboração de guia e escala para os atendimentos de cada semana. No primeiro contato teve por objetivo realizar uma conversa social, as respostas foram compiladas em um formulário do Google e preenchido durante as ligações. Resultado: A pesquisa bibliográfica forneceu embasamento teórico acerca do telemonitoramento e foram localizados 120 usuários da comunidade Santa Marta com o nome e telefone. Após a criação do guia telefônico pelo Google docs foram realizadas 66 ligações e 32 tiveram êxito. Percebeu-se dificuldades de manter um contato direto com alguns usuários, além de haver números programados para não receberem ligações e encaminhamentos para a caixa de mensagens. Durante as reuniões remotas para discussão dos atendimentos, houve a decisão de implementar o Whatsapp Business. As percepções acadêmicas: a) apreensão de como seria a recepção dos usuários (a criação de vínculo ou situação desconfortável); b) insegurança nas possíveis tomadas de decisões necessárias durante o atendimento; c) necessidade de aprimorar as habilidades relativas à comunicação; e d) auto-satisfação na realização da atividade remota. Conclusão: O telemonitoramento é viável, entretanto com limitações para a promoção da saúde e a prevenção de agravos desencadeando uma melhoria da qualidade de vida destes pacientes assistidos. A tomada de decisão dos acadêmicos se fez essencial para a implementação de adequações e a obtenção de novas habilidades técnicas. Novos estudos fazem-se necessários para aprimorar as habilidades dos alunos a fim de promoverem tal atividade. Desse modo, salienta-se que as ligações criem um vínculo e um suporte nesse cenário. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Telemonitoramento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicina; | - |
| Título: dc.title | TELEMONITORAMENTO COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID-19 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: