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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | São Leopoldo Mandic | - |
| Autor(es): dc.creator | TIANA COSTA POLONSKI | - |
| Autor(es): dc.creator | ARLETE MARIA GOMES OLIVEIRA | - |
| Autor(es): dc.creator | LUCIANE ZANIN DE SOUZA | - |
| Autor(es): dc.creator | EMILIANE RODRIGUES DUTRA | - |
| Autor(es): dc.creator | DAVID ANTONIO DA SILVA FILHO | - |
| Autor(es): dc.creator | FLÁVIA MARTÃO FLÓRIO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:03:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:03:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90518 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90518 | - |
| Descrição: dc.description | O letramento em saúde representa as habilidades cognitivas e sociais que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos para obterem acesso, compreenderem e usar informações de maneiras que promovam e mantenham uma boa saúde. Inclusão digital favorece o conhecimento de novas tecnológias, possibilita a integração entre comunidades, acesso a informações, possibilita novas descobertas, facilita o aprendizado e melhora a qualidade de vida. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar se a inclusão digital em idosos favorece a literacia em saúde. Material e Método: estudo epidemiológico observacional transversal foi realizado nas cidades de Campinas-SP e Juiz de Fora-MG, considerando a amostra probabilística de 300 idosos. Foram aplicados três questionários: sociodemográfico, Health Literacy Scale-14 (HSL-14) e o NIDI (Nível de Inclusão Digital Individual). Foi realizada análise exploratória e as associações entre as variáveis independentes e o desfecho nível de letramento (alto e baixo) foram analisadas por modelos de regressão logística simples, estimando-se os odds ratio brutos com os respectivos intervalos de 95% de confiança. As variáveis com p<0,20, nas análises simples foram testadas em um modelo de regressão logística múltipla, permanecendo no modelo final aquelas com p≤0,05. O ajuste do modelo foi avaliado pelo Critério de Informação de Akaike (AIC) e -2 Log L (log likelihood). Resultado: A idade média da amostra é de 68,2 anos. 54,0% dos idosos do sexo feminino, 33,0% casado, 50,5% com nível de escolaridade até o fundamental completo, 72,5% com renda de até dois salários mínimos e 62,9% moram acompanhados, 50,2% dos idosos têm alto nível de inclusão digital e 52,6% têm alto nível de literacia em saúde. Pessoas com escolaridade até o ensino fundamental completo têm 2,06 (IC95%: 1,02-4,18) vezes mais chance de apresentar baixo nível de letramento em saúde do que as pessoas com nível superior incompleto/Completo (p<0,05). 49,8% dos entrevistados apresentaram baixo nível de inclusão digital que está por sua vez relacionada a maior chance de apresentarem baixo nível de letramento em saúde (OR 2,17; IC 95%: 1,21-3,88; p<0,05). Conclusão: Conclui-se que a inclusão digital favorece positivamente o letramento em saúde. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento em saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | envelhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | inclusão digital; | - |
| Título: dc.title | AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NA LITERACIA EM SAÚDE DE IDOSOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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