SIMULAÇÃO DIGITAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade estadual do oeste do Paraná - Unioeste-
Autor(es): dc.creatorCAROLINE ELIAS RIPPEL-
Autor(es): dc.creatorCAROLINE ELIAS RIPPEL-
Autor(es): dc.creatorCHRIS MAYARA TIBES-CHERMAN-
Autor(es): dc.creatorYOLANDA DORA MARTINEZ ÉVORA-
Autor(es): dc.creatorADRIANA ZILLY-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:21:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:21:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90515-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90515-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: a simulação em saúde torna possível uma aprendizagem mais ativa, que integra as complexidades da aprendizagem prática com a segurança e com a oportunidade de repetição, avaliação e reflexão, favorecendo o pensamento crítico e a tomada de decisão. Objetivo: identificar quais as tecnologias de simulação apoiadas por computador para o ensino de Enfermagem foram desenvolvidas no Brasil. Método: realizou-se de uma revisão integrativa. A questão de pesquisa foi: “Quais as tecnologias de simulação digital para o ensino da Enfermagem desenvolvidas no Brasil?". As bases de dados foram: Medline, BDEnf e Lilacs. Como critérios de seleção, considerou-se: artigos de pesquisas originais, desenvolvido por pesquisadores brasileiros e publicadas no período de 2011 a 2019. As palavras-chave foram: “enfermagem” e “simulação por computador”, combinados entre si a partir da lógica booleana and. Resultados: na busca inicial nas bases de dados, obteve-se 398 estudos. Seguindo os critérios de inclusão e exclusão, 14 artigos foram selecionados. Os estudos selecionados foram sumarizados e classificados de acordo com o ano de publicação, nível de evidência e tema. Entre os temas abordados, encontrou-se: avaliação da dor; cuidado intermediário neonatal; cuidado intensivo ao prematuro; sinais vitais; anatomia e saúde do adulto. De acordo com os resultados das pesquisas, o ensino em um ambiente simulado por computador apontou bons resultados, que proporciona uma aprendizagem de qualidade e segura, especialmente por demonstrar que esse tipo de aprendizado elimina questões éticas da situação real, tanto de estresse do aluno, como de risco para o usuário que recebe o cuidado. Conclusão: pode-se concluir que, apesar da ainda baixa produção brasileira no tema, a simulação digital no ensino de Enfermagem tem ganhado espaço como metodologia ativa de ensino e que proporciona uma aprendizagem experiencial de forma segura. A simulação digital se mostra como uma ferramenta útil para iniciar a experiência dos estudantes nos temas abordados, proporcionando mais segurança quando estiverem no campo prático ou mesmo para simulações realísticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação por Computador-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento por Simulação;-
Título: dc.titleSIMULAÇÃO DIGITAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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