
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade estadual do oeste do Paraná - Unioeste | - |
| Autor(es): dc.creator | CAROLINE ELIAS RIPPEL | - |
| Autor(es): dc.creator | CAROLINE ELIAS RIPPEL | - |
| Autor(es): dc.creator | CHRIS MAYARA TIBES-CHERMAN | - |
| Autor(es): dc.creator | YOLANDA DORA MARTINEZ ÉVORA | - |
| Autor(es): dc.creator | ADRIANA ZILLY | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:21:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:21:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90515 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90515 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: a simulação em saúde torna possível uma aprendizagem mais ativa, que integra as complexidades da aprendizagem prática com a segurança e com a oportunidade de repetição, avaliação e reflexão, favorecendo o pensamento crítico e a tomada de decisão. Objetivo: identificar quais as tecnologias de simulação apoiadas por computador para o ensino de Enfermagem foram desenvolvidas no Brasil. Método: realizou-se de uma revisão integrativa. A questão de pesquisa foi: “Quais as tecnologias de simulação digital para o ensino da Enfermagem desenvolvidas no Brasil?". As bases de dados foram: Medline, BDEnf e Lilacs. Como critérios de seleção, considerou-se: artigos de pesquisas originais, desenvolvido por pesquisadores brasileiros e publicadas no período de 2011 a 2019. As palavras-chave foram: “enfermagem” e “simulação por computador”, combinados entre si a partir da lógica booleana and. Resultados: na busca inicial nas bases de dados, obteve-se 398 estudos. Seguindo os critérios de inclusão e exclusão, 14 artigos foram selecionados. Os estudos selecionados foram sumarizados e classificados de acordo com o ano de publicação, nível de evidência e tema. Entre os temas abordados, encontrou-se: avaliação da dor; cuidado intermediário neonatal; cuidado intensivo ao prematuro; sinais vitais; anatomia e saúde do adulto. De acordo com os resultados das pesquisas, o ensino em um ambiente simulado por computador apontou bons resultados, que proporciona uma aprendizagem de qualidade e segura, especialmente por demonstrar que esse tipo de aprendizado elimina questões éticas da situação real, tanto de estresse do aluno, como de risco para o usuário que recebe o cuidado. Conclusão: pode-se concluir que, apesar da ainda baixa produção brasileira no tema, a simulação digital no ensino de Enfermagem tem ganhado espaço como metodologia ativa de ensino e que proporciona uma aprendizagem experiencial de forma segura. A simulação digital se mostra como uma ferramenta útil para iniciar a experiência dos estudantes nos temas abordados, proporcionando mais segurança quando estiverem no campo prático ou mesmo para simulações realísticas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Simulação por Computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Treinamento por Simulação; | - |
| Título: dc.title | SIMULAÇÃO DIGITAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: