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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
Autor(es): dc.creator | DALTON METZ MUNIZ | - |
Autor(es): dc.creator | JOÃO HENRIQUE TABORDA RIBEIRO | - |
Autor(es): dc.creator | SANDY FÁTIMA DE SOUZA | - |
Autor(es): dc.creator | CAROLINE OPOLSKI MEDEIROS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:52:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90513 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90513 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é considerado um dos maiores programas de alimentação escolar do mundo com o princípio da universalização e gratuidade na oferta de refeições. Conhecer a percepção do profissional responsável técnico sobre as facilidades e dificuldades para execução das suas atribuições, pode contribuir para o delineamento de ações extensionistas mais efetivas. OBJETIVO: Identificar a percepção de nutricionistas que atuam no PNAE no Estado do Paraná, sobre as dificuldades e facilidades para execução de suas atribuições. METODOLOGIA: Trabalho integrante do projeto "Caminhando com a gestão: olhares para a Alimentação Escolar no âmbito do Direito Humano à Alimentação Adequada", vinculado ao Departamento de Nutrição da UFPR, a identificação da percepção de nutricionistas foi realizada via formulário online no Google Forms entre outubro e novembro de 2019, encaminhado por email. Foram obtidos dados socieodemográficos e a percepção sobre aspectos que influenciavam na execução de atribuições na Entidade Executora. Análise realizada no Microsoft Excel. RESULTADOS: Participara 188 nutricionistas, sendo a maioria do sexo feminino (n=183, 97,3%), com idade entre 31 a 45 anos (n=118, 62,8%). As dificuldades mais frequentes, relatadas para execução das suas atribuições no âmbito de PNAE foram a sobrecarga de atividades administrativas (n=125, 66,5%), baixa participação dos conselheiros (n=93, 49,5%) e falta de infraestrutura (n=69, 36,7%). Já as sugestões para dirimir as dificuldades foram o aumento do quadro técnico (n=67, 35,6%) e carga horária de trabalho (n=36, 19,1%), maior atuação de outros atores sociais (n=20, 10,6%) e incentivo da Entidade Executora (n=18, 9,6%). Apesar das dificuldades, 72,3% (n=136) dos participantes citaram que seus gestores fornecem recursos para facilitar suas atribuições, como transporte (n=47, 25,0%), recursos ao PNAE, equipamentos e materiais (n=39, 20,7%). Sobre os pontos positivos acerca de seu trabalho, nutricionistas destacaram o fato de contribuírem para a oferta de uma alimentação saudável (n=47, 25,0%), a influência que seu trabalho na alimentação e saúde dos escolares (n=35, 18,6%), cooperar para o fortalecimento da agricultura familiar (n=23, 12,2%) e o desenvolvimento de ações de Educação Alimentar e Nutricional (n=20, 10,6%). CONCLUSÃO: Observa-se a necessidade de promoção de ações de extensão que incentivem a maior participação e interação entre os diversos atores sociais do PNAE, o que pode contribuir para a sua governança, além de amenizar as dificuldades enfrentadas por nutricionistas. Ainda, a identificação de pontos positivos listados, devem ser valorizados. Isto pode ser realizado a partir de ações extensionistas que visem a escuta empática, a socialização de experiência entre os nutricionistas e o desenvolvimento de estratégias de articulação destes profissionais com seus pares. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutricionistas | - |
Título: dc.title | PERCEPÇÃO DE NUTRICIONISTAS SOBRE DIFICULDADE E FACILIDADES PARA EXECUÇÃO DAS SUAS ATRIBUIÇÕES NO PNAE. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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